A Junior Achievement (JA) é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo. Desde 1919, dissemina educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo”, tendo sido uma das primeiras a levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho para jovens da América Latina. A cada ano, a rede JA Worldwide mobiliza cerca de 470.000 voluntários, os quais capacitam mais de 10 milhões de jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social, principalmente estudantes de escolas públicas. Pelo trabalho que desempenha, em 2022, a Junior Achievement Worldwide foi reconhecida pelo quarto ano consecutivo como a 6ª ONG mais influente do mundo pela thedotgood e indicada ao Prêmio Nobel da Paz por três anos consecutivos. Presente em mais de 100 países, a JA está há quatro décadas no Brasil e há mais de 20 anos em Pernambuco, entregando mais de 6 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 207,8 mil voluntários.
Regiões
Estados
Cidades
As pessoas estudantes criam sua própria empresa do zero! São apresentados todos os conceitos de empreendedorismo e livre iniciativa, envolvendo RH, finanças, produção, marketing e vendas. A equipe que forma a “Miniempresa” coloca a mão na massa e cria seus próprios produtos, fazendo relatórios, calculando lucro, devolvendo dinheiro aos seus acionistas e passando por toda a experiência de como ter um empreendimento verdadeiro.
Tema transversal: Economia, Cidadania e Civismo
Competências gerais: 2. Pensamento científico, crítico e criativo/6. Trabalho e projeto de vida/7. Argumentação/9. Empatia e cooperação/10. Responsabilidade e cidadania
Projeto chancelado pelo COMDICA RECIFE- FMCA- Fundo da Infância e Adolescência-
A proposta da JA Pernambuco busca captar recursos via Fundo da Infância e do Adolescente para capacitar 500 jovens no Programa Economia Pessoal e 100 no Programa Miniempresa. O objetivo é prepará-los para o mercado de trabalho, desenvolver soft skills e promover o espírito empreendedor. Os objetivos específicos incluem apresentar o conceito de mercado de trabalho, desenvolver competências comportamentais, reduzir a vulnerabilidade financeira, preparar para desafios financeiros, destacar a importância da liderança, estimular a criatividade em equipes e ensinar formas de empreender na vida pessoal e profissional. A iniciativa visa não apenas impactar os indivíduos, mas também a comunidade de forma positiva.
Programa Mulheres Empreendedoras visa desenvolver o espírito empreendedor em mulheres, estimulando a criação de sua própria empresa, utilizando o microcrédito como uma ferramenta de suporte financeiro de investimento. O programa estimula a autoestima das participantes, dá senso de pertencimento, solidariedade e compromisso ao desenvolver sua capacidade empreendedora.
Também são desenvolvidas habilidades de vendas, trabalho em equipe, orçamento pessoal e familiar, além de ajudar e orientar às mulheres em relação ao correto uso do crédito, a estruturar o próprio negócio e a gestão de recursos.
Publico: A partir de 18 anos.
O programa Liderança Comunitária capacita jovens para negócios de impacto social, orientando-os como estruturar e gerir uma ONG, criando soluções inovadoras para o bem coletivo, através de ferramentas e conceitos de comunicação, captação de recursos gestão de pessoas e operações.
Público: Ensino Médio.
O programa dá oportunidade aos estudantes de conhecerem a rotina de trabalho de um profissional de sua área de interesse. Durante esse dia os jovens seguem um empresário ou executivo em todas as suas tarefas diárias, desde a leitura dos jornais matinais até as reuniões de negócios. Essa vivência da rotina de trabalho tem auxiliado os jovens a descobrirem qual profissão que mais o motiva.
PÚBLICO ALVO: Jovens do Ensino Médio
CARGA HORÁRIA: Um dia de trabalho
APLICAÇÃO: Presencial
O Programa Conectado Com o Amanhã possibilita aos alunos um momento de reflexão sobre seu futuro e preparação para o mercado de trabalho, oferecendo perspectivas de carreira.
Publico: Ensino Médio.
Formatura do Programa Miniempresa
Realizado em um shopping da cidade, a Feira de Miniempresas faz parte da metodologia do Programa Miniempresa, momento que oportuniza os participantes a experiência com clientes do shopping.
As Organizações apresentadas neste portal passam por uma auditoria documental realizada pelo IDIS a cada 4 meses.
OK