A Gota de Leite é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 1914 com o objetivo de diminuir a mortalidade infantil. Atualmente, tem como missão “Oportunizar educação, esporte e cultura para crianças e adolescentes na Baixada Santista, contribuindo para formação de cidadãos críticos, criativos, conscientes e solidários ao seu papel na sociedade”, e presta serviço para aproximadamente 400 crianças e adolescentes, de 11 meses a 17 anos, oferecendo creche, pré escola e implementando projetos sociais relevantes à comunidade. Seu principal objetivo é amparar e acolher a infância e a juventude por meio da educação, esporte, cultura e lazer, visando o desenvolvimento biopsicossocial, fortalecendo a família e a comunidade e promovendo a defesa e conservação do meio ambiente. Tendo a educação como instrumento de compartilhar conhecimento e oportunidades para uma sociedade mais justa, a Gota de Leite trabalha para o bem social, preocupada em fortalecer os jovens para o mundo.
Regiões
Estados
Cidades
PROPOSTA DE TRABALHO - PROJETO GOTA+VERDE
O projeto visa a execução de ações socioambientais que promovam as boas práticas de desenvolvimento sustentável, fundamentadas principalmente sob os alicerces da agroecologia, integrando os espaços verdes da instituição de forma holística e constante no cotidiano de todos os envolvidos. Através de ações de Educação Ambiental, busca-se a sensibilização diante das atuais emergências ambientais, além da promoção do bem estar, educação, saúde, nutrição e qualidade de vida aos atendidos, levando-os à valorização do meio ambiente e cidadania, contribuindo para os ODS 2, 4, 11, 12, 13 e 15.
A partir dessa perspectiva, pretende-se continuar a atuação do Projeto com o cultivo de hortaliças e o incentivo à alimentação saudável, buscando minimizar, inclusive, os impactos da insegurança alimentar nos grupos de maior vulnerabilidade; Redução do desperdício e melhor aproveitamento dos alimentos através da prática de compostagem; Fortalecimento dos serviços ecossistêmicos da natureza por meio do constante cuidado, plantio e manejo do Bosque Urbano; Extensão do conhecimento e envolvimento da comunidade através de ações ambientais, vivências, oficinas e formações educacionais.
Espera-se que os espaços do Projeto Gota+Verde sejam cada vez mais apropriados pela rotina escolar de forma autêntica, organizada e independente, possibilitando às crianças uma vivência constante de percepção e aprendizado sobre a natureza, construída através da investigação, exploração e liberdade das infâncias, contribuindo para o anseio da instituição por um futuro mais verde, sustentável e com qualidade de vida para todos. Com o investimento nessas ações, é possível celebrarmos o presente, com os olhos para o futuro.
CONTEXTUALIZAÇÃO
O Projeto Gota+Verde é uma iniciativa de Educação Ambiental desenvolvida há três anos, cujos principais objetivos são restabelecer e fortalecer os laços da criança urbana e seu núcleo familiar-escolar com a natureza através da promoção de boas práticas de desenvolvimento sustentável, aliadas a sete ODS (ONU, 2023), inseridas em atividades pedagógicas sustentadas por três principais frentes de trabalho: horticultura orgânica, plantio de floresta urbana e compostagem.
Com participação ativa das crianças e pedagogas nos canteiros de horticultura orgânica, o projeto estimula desde a primeira infância o estabelecimento de boas relações com os alimentos naturais por meio do acompanhamento desde o plantio até a colheita, que é encaminhada ao setor de nutrição e cozinha para inserção na rotina alimentar das crianças e colaboradores. Desde o início, o Gota+Verde já produziu cerca de 323 quilos de alimentos orgânicos, especialmente hortaliças aromáticas, legumes, frutas e PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais. A sobra do preparo das refeições é direcionada para compostagem e transformada em adubo, estimulando reflexões sobre desperdício e melhor aproveitamento dos alimentos. Cerca de uma tonelada e meia de adubo orgânico já foi produzida no espaço do projeto.
Entendendo a potência do território educativo, o Gota+Verde ressignificou 300m² da área externa da instituição, ora inservíveis, em um pólo difusor da biodiversidade através do plantio de 110 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, formando um Bosque Urbano que fortalece o corredor verde da cidade, contribuindo para os serviços ecossistêmicos que melhoram a qualidade de vida e ambiental urbanas, tais como aumento da permeabilidade do solo (contribuindo para diminuir os alagamentos, por exemplo), melhor conforto térmico e qualidade do ar, suporte à biodiversidade, etc. Com o aumento da riqueza e diversidade da cobertura vegetal, registrou-se também maior presença da fauna urbana nos espaços, com 72 espécies identificadas, com destaque para aves, borboletas e, mais recentemente, o sagüi-de-tufo-branco. As atividades de Educação Ambiental são o grande alvo direcionador de possibilidades de aprendizado na natureza através da investigação, exploração e registro do mundo. As experiências trocadas abordam principalmente discussões sobre o urgente e necessário desemparedamento das infâncias e o resgate de suas relações com o meio ambiente, por meio da apropriação e o brincar livre nos espaços verdes, atividades essenciais para a saúde física, mental e emocional das crianças. A inserção dessas atividades na rotina escolar oportuniza às crianças o desenvolvimento biopsicossocial através de experiências e sensações únicas de pertencimento, bem estar e qualidade de vida.
O Projeto almeja, também, expandir sua prática no futuro com espaços de aprendizado como: Cozinha Experimental, beneficiando os excedentes da horta e/ou compostagem e oferecendo à comunidade; Sala de Aula Verde, recebendo outras instituições escolares para vivências ambientais; Viveiro Didático, estimulando o cuidado e produção de mudas a partir de sementes pelas crianças, possibilitando ampliar a cobertura verde da instituição ou mesmo troca com parceiros, buscando tornar a AIS Gota de Leite uma referência na cidade de Santos na vivência e conexão com a natureza.
PÚBLICO ALVO ENVOLVIDO
Diretamente 400 crianças e adolescentes de 11 meses a 17 anos atendidos pela Instituição através da creche, pré escola e dos projetos sociais Musicalidade na Gota e Gotas no Judô. Os beneficiários indiretos englobam os familiares/responsáveis das crianças atendidas pela instituição, colaboradores da entidade, voluntários e a rede de educação interessada em se envolver com a nossa área verde, com potencial de envolvimento e alcance de centenas de pessoas.
OBJETIVO PRINCIPAL:
Restabelecer e fortalecer os laços da criança urbana e seu núcleo familiar-escolar com a natureza através de boas práticas de desenvolvimento sustentável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ÁREA DE ATUAÇÃO/ ANÁLISE SOCIOTERRITORIAL
O projeto é desenvolvido na sede própria da entidade, com potencial de contemplar crianças e adolescentes de toda a Baixada Santista.
A sede fica localizada no bairro da Encruzilhada em Santos, cujo IDH é dos mais baixos da região. O Censo de 2010 aponta que 8,08% da população de Santos era vulnerável à pobreza, 2,39% eram pobres e 0,60% extremamente pobres - em números, quase 50 mil santistas. A situação socioeconômica da região é de vulnerabilidade social - Entendendo que a definição de vulnerabilidade social tem um sentido amplo, incluindo os recursos econômicos, recursos pessoais, recursos de direitos e os recursos em relações sociais, mas sempre focado no indivíduo e sua família, que passam por uma avaliação de diagnóstico biopsicossocial junto do nosso Setor Social, onde quando necessário são dados os devidos encaminhamentos para a rede pública de atendimento social. Acreditamos que devemos criar estratégias coletivas, viabilizar acessos, garantir direitos e buscar transformar a sociedade em um mundo melhor, com menos desigualdades e mais oportunidades.
METODOLOGIA
As atividades de Educação Ambiental são fundamentadas no Campo de Experiências “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações" para educação infantil da BNCC.
Para o manejo da horta e do bosque urbano, busca-se observar os fundamentos de agroecologia e sustentabilidade, respaldados principalmente pelos manuais e publicações de cultivo da EMBRAPA, além de princípios do Método Miyawaki de Recuperação de Áreas Degradadas (BRABANDÈRE, 2021) somado ao método de Regeneração Natural sem Manejo (do nothing).
O projeto busca constantemente o envolvimento da comunidade escolar em suas atividades, principalmente com as famílias das crianças da instituição em vivências de caminhada, plantio e colheita dentre as áreas verdes, estimulando discussões e reflexões do quão distante o homem urbano se encontra da natureza.
DURAÇÃO
Um ano.
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO
Acreditamos que projetos lúdicos previamente elaborados e planejados, bem como a utilização de materiais, estrutura, recursos humanos e equipamentos adequados ao desenvolvimento infantil, são fatores imprescindíveis para fortalecer a cidadania e oportunizar melhores condições de desenvolvimento para as crianças. Na Gota de Leite trabalhamos visando a formação do ser humano baseando-se na concepção construtivista, onde a criança é protagonista do seu aprendizado, e é possível construirmos conhecimento com experiências. Para tanto, a forma holística de integração do projeto Gota + Verde com a educação e demais áreas da instituição, traz muitas possibilidades de interação, desenvolvimento e acompanhamento dos objetivos que traçamos:
PLANEJAMENTO DO CUSTO TOTAL DO PROJETO
Em um ano, a previsão dos recursos para realização do projeto inclui pesquisa, insumos, consultoria técnica, recursos humanos e estruturação do espaço, além de materiais de apoio e pedagógico, e é de R$ 95.588,00.
MATÉRIAS NA MÍDIA
ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO E CONTRAPARTIDAS
Um compilado de momentos especiais das infâncias da Gota de Leite nos espaços do Projeto Gota+Verde, contemplando experimentação na natureza no bosque, colheita na horta orgânica, participação das famílias e interação entre a comunidade escolar.
As Organizações apresentadas neste portal passam por uma auditoria documental realizada pelo IDIS a cada 4 meses.
OK