A Abrace – Associação Brasileira para o Adolescente e a Criança* Especial (* desde 1996, jovens e adultos) – é uma instituição sem fins lucrativos, e tem como propósito atender de forma integral jovens e adultos com deficiência intelectual. Esse atendimento se dá por meio de atividades internas e externas, de caráter socioassistencial, educacional, cultural e/ou de lazer, organizadas em oficinas nas áreas de: Ampliação do conhecimento geral Artes Cultura e Lazer Educação Física Preparação para o trabalho
Regiões
Estados
Cidades
Este projeto visou oferecer atividades físicas, com o objetivo de promover a saúde física e mental da pessoa com deficiência intelectual. Foram 60 pessoas, através de atividades que oportunizaram a habilitação/reabilitação das pessoas com deficiência intelectual da Abrace por meio de atividades físicas no âmbito do Atletismo.
O BatucAbrace, grupo de percussão de 60 jovens e adultos com deficiência intelectual foi um projeto que ofereceu Oficinas de Música/Ritmo e atividades relacionadas, que envolveram um grupo de profissionais formados por instrutores de música, fonoaudiólogo e pedagogo (em função do público atendido, pessoas com deficiência intelectual) realizar apresentações.
O projeto teve como objetivo principal a realização de apresentações em escolas, empresas, eventos da comunidade e outras instituições, ampliando o número de pessoas com vivências positivas com esta faixa da população, pessoas com deficiência intelectual, para que novos elementos culturais, relativos à deficiência possam ser construídos e usufruídos, garantindo direitos e o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social.
Núcleo de Apoio e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência – Convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS – Tem o objetivo da conjugação de esforços e recursos, para assegurar direitos sócio assistenciais para a população que deles precisar, tendo em vista o contínuo desenvolvimento e aprimoramento das atenções oferecidas nos serviços que compõem, em rede, o Sistema Único de Assistência Social de âmbito nacional – SUAS e a política de assistência social na cidade de São Paulo, no âmbito da rede de segurança social, mantendo um sistema de vigilância, monitoramento e avaliação, que assegure padrão de qualidade no atendimento e garantia de direito.
O presente convênio destina-se ao atendimento de 40 jovens a partir dos 15 anos com deficiência intelectual que vivenciam situações de vulnerabilidade, risco e violações de direitos e ausência a possibilidades de inserção social. Tem como finalidade a garantia dos direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação das pessoas com deficiência, a partir das suas necessidades individuais e sociais. A Abrace desenvolve ações extensivas aos familiares, de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão vida social, bem como desenvolve ações articuladas com as áreas governamentais de educação, saúde, transporte e programas de desenvolvimento de acessibilidade.
Manter nossos jovens nas diversas atividades oferecidas de forma individual e coletiva, além do atendimento às famílias, requer um grande investimento financeiro, por isso, pedimos a sua colaboração nos projetos da Abrace!
Faça parte do grupo de mantenedores, que colaboram com doações mensais direto no cartão de crédito.
É simples e seguro! Acesse o link abaixo:
https://associacaoabrace.org.br/colabore/faca-uma-doacao/
A ABRACE valoriza e garante que pessoas com deficiência tenham acesso igualitário a uma ampla gama de atividades culturais e de lazer, para que possam desfrutar de uma vida plena e enriquecedora
As atividades de pintura, artes e produção têm uma série de benefícios para pessoas com deficiência, proporcionando-lhes uma forma de expressão pessoal, estimulando a criatividade, melhorando a autoestima e promovendo a inclusão social e o bem-estar geral.
As atividades esportivas desempenham um papel fundamental na vida de pessoas com deficiência, proporcionando uma variedade de benefícios físicos, emocionais e sociais. Ao promover a inclusão, a saúde e o bem-estar, o esporte contribui para uma sociedade mais inclusiva e igualitária
As atividades cotidianas da vida diária são fundamentais para todas as pessoas, pois fornecem apoio e recursos adequados para que as pessoas com deficiência possam realizar suas atividades diárias com autonomia e dignidade. Isso contribui para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
Investir na promoção da leitura e da escrita para pessoas com deficiência é crucial para garantir que elas tenham as mesmas oportunidades e qualidade de vida que as demais pessoas.
As Organizações apresentadas neste portal passam por uma auditoria documental realizada pelo IDIS a cada 4 meses.
OK