A Associação Clube Literário Tamboril nasceu em 2015 com o objetivo de engajar a comunidade no sonho coletivo de construir uma sociedade leitora, inclusiva, com mais desenvolvimento humano e sóciocultural a partir da ampliação do acesso à cultura, à literatura e ao conhecimento. A instituição atua em Pirapora e microrregião com atividades e projetos realizados na Biblioteca Comunitária Tamboril e nos Pontos de Leitura semeados em diversas cidades norte mineiras do Vale do Rio São Francisco.
Regiões
Estados
Cidades
A Biblioteca Comunitária Clube Literário Tamboril tem como objetivo de promover o acesso ao livro, à literatura e ao conhecimento, bem como o incentivo à leitura e a produção literária, beneficiando crianças, jovens e adultos de Pirapora e Buritizeiro.
Entendemos que toda biblioteca deve ser um lugar vivo onde estejam presentes a sensibilidade, o intelecto, a criatividade, a tecnologia, o conhecimento, a arte, o lúdico e a fantasia. Por isso, além de preservar o acervo de livros, mídias e outros documentos, a Biblioteca promove e oferece gratuitamente para a população uma programação cultural (saraus, sessões de contação de histórias, exposições artísticas e literárias, lançamento de livros, leitura dramática) e atividades formativas (oficinas, cursos, rodas de conversa, entre outras).
Além da editoração e publicação de livros literários, a Editora Tamboril trabalha com projetos de formação de escritores, ilustradores e outros profissionais envolvidos na cadeia de produção do livro. Assim, a editora atua no fortalecimento e profissionalização dos agentes das áreas de produção e distribuição da produção literária de autores locais e regionais, cuja literatura retrate temas relevantes para as causas sociais e linhas de atuação da ONG (identidade, história e memória barranqueira; literatura regional com protagonismo de personagens barranqueiros(as); literatura infantil; poesia; questão ambiental, racial ou de gênero).
Para subsidiar as publicações da Editora, a Associação Tamboril submete propostas em editais e leis de incentivo à cultura como forma de captar recursos para os projetos de publicações. Os aportes advindos da aprovação dessas propostas viabilizam a seleção e publicação dos títulos que compõem o catálogo da Editora.
Por ser comunitária, o caráter da Editora não é comercial. Ou seja, as vendas de livros são revertidas para a manutenção da Biblioteca Comunitária Tamboril. Além disso, parte dos exemplares produzidos são doados para estudantes e educadores de escolas públicas, e utilizados em projetos de incentivo à leitura realizados em parceria com outras ONGs de Pirapora e região.
Os Pontos de Leitura Tamboril estão instalados em bairros periféricos de Pirapora/MG e Buritizeiro/MG e surgiram como alternativa para o problema da falta de Bibliotecas Públicas nestes municípios. Como meio de democratização do acesso ao livro, os Pontos de Leitura oferecem o empréstimo gratuito de obras literárias à população e funcionam como extensão da Biblioteca Comunitária Tamboril, onde, eventualmente acontecem atividades como oficinas, contação de histórias, saraus e rodas de conversa.
O projeto teve início em outubro de 2015, durante o evento Ocupação Literária, quando a Associação Clube Literário Tamboril criou o primeiro Ponto de Leitura, uma Barraca de Livros na Feira de Artesanato de Pirapora, em plena Praça dos Cariris, no Centro da cidade. À medida que a população aderiu ao projeto, com a doação de livros, participação em saraus e rodas de conversa, foram criados outros Pontos de Leitura, a partir do reaproveitamento de estruturas como banca de cachorro-quente e geladeiras velhas transformadas em Gelotecas.
Cada um desses Pontos de Leitura está instalado em espaços públicos ou comunitários, sendo a população corresponsável pela gestão do acervo e realização das atividades culturais, sociais e educativas.
O Espaço de Memória é uma exposição permanente da Biblioteca Comunitária Tamboril que funciona como um lugar de formação de acervo referente à memória coletiva do povo barranqueiro, especificamente das comunidades de Pirapora e Buritizeiro.
Lembrar é a bússola que nos localiza no mundo, faz do corpo aquilo que ele é e nos aponta a flecha para o futuro que virá. Não ter memória é perder a si mesmo e é também perder quem conosco compõem as tramas da vida cotidiana. A teia urdida com os fios das memórias individuais forma a memória coletiva, de pessoas habitam um território específico, e essa memória é o que sustenta a identidade dessa coletividade.
Pensando nisso, o Clube Literário Tamboril, iniciou em 2022 a formação do "Espaço de Memória" como plataforma para reunir e apresentar as lembranças que nos constituem e de reafirmar que a memória é também um direito. Contar a própria história é um direito.
A partir de rodas de conversa com a comunidade, selecionamos objetos, cenários, relatos orais, fotografias que fizeram e fazem parte de uma história coletiva, dos costumes e da vida dos ribeirinhos que construíram as cidades barranqueiras-sertanejas de Pirapora e Buritizeiro.
Reunimos neste espaço parte da memória e os saberes dos operários, vapozeiros, professores, marceneiros, artesãos, foliões, das lavadeiras, costureiras, e tantos outros que não constam nas narrativas oficiais, mas que ergueram sobre os braços o sustento e a identidade local.
Por isso, este espaço reafirma a potência de lembrar e saber-se vivo, caminhante.
Protagonismo é a palavra que representa o Negra Ideia, projeto do Clube Literário Tamboril que busca destacar a literatura afro-brasileira e estrangeira, escrita por negros e onde o negro ocupa um papel de protagonista. Trabalhando com esses livros, é possível descontruir estereótipos, suscitar o debate sobre as questões do negro na sociedade e ampliar a representatividade de escritores, ilustradores e personagens pretos que podem ser importantes referências e inspirações para crianças, jovens e leitores adultos.
Os participantes do projeto são leitores, educadores e artistas, todos estes envolvidos com a causa do protagonismo negro na literatura, mas principalmente na literatura infantil, que contribui para o desenvolvimento da autoestima das crianças negras.
Uma das ações do projeto acontece em articulação e parceria com educadoras de escolas públicas. Para que a discussão atinja um maior número de crianças e adolescentes, público central do projeto, são formados grupos de estudos e de troca de experiências, contando com a participação de educadores(as) e membros da comunidade. São essas educadoras que ampliam o alcance de nossas ações, realizando atividades com seus alunos, tendo como suporte as histórias dos livros infantis do acervo da Biblioteca Tamboril.
O acervo de livros de autores e autoras africanos e afro-brasileiros é renovado periodicamente, visando atender as demandas dos(as) educadores que utilizam esse acervo como referência para suas atividades em sala de aula, e também para atividades realizadas na Biblioteca e nos Pontos de Leitura. Além da mediação e incentivo à leitura de autores e autoras negros(as), por meio de indicações de leitura e destaque das obras nas estantes, também priorizamos a seleção de histórias de origem africana e de autores afro-brasileiros para as sessões de contação de histórias, que acontecem semanalmente, seguidas de atividades lúdicas como a confecção de máscaras e brincadeiras de origem afro-brasileiras.
Além do empréstimo de livros e da formação de grupos de debates e estudos, realizamos atividades em parceria com ONGs e com entidades como o NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas. Entre essas atividades, estão seminários, clube de leitura, saraus de música e poesia, rodas de conversa e cinema comentado, onde emergem outras questões como empoderamento, representatividade, políticas afirmativas, inclusão social, arte e estética negra, preconceito, dentre outros assuntos relevantes.
O que o projeto ensina para crianças e jovens negros é: seja autor da sua própria história, caso contrário à sociedade vai falar por você!
Uma das formas pelas quais as bibliotecas podem promover o debate sobre a questão ambiental e ajudar a reestabelecer esse contato integrado com o meio ambiente é o resgate e promoção das narrativas orais, da literatura e do conhecimento dos povos originários, povos indígenas, que por tanto tempo ocuparam a região, sendo maiores protetores da mata a do rio.
Partindo das narrativas indígenas (escritas ou orais), promovemos o debate sobre a nossa conexão com a natureza, com o rio e com o cerrado, bioma predominante nos dois municípios onde a Biblioteca Comunitária Tamboril atua – Pirapora e Buritizeiro.
Ao longo do projeto, educadores, estudantes e com grupos da comunidade participam, são convidados a participarem de passeios ecológicos em meio do cerrado, com visitação à mananciais e afluentes do Rio São Francisco, bem como às matas urbanas e outros espaços onde podem experimentar a observação, a interação com o meio e a reflexão sobre questões como a poluição, o desequilíbrio ambiental, as mudanças climáticas, a ecologia, as práticas de ocupação e interação com a natureza, dentre outras questões.
Após participarem dessa trilha de atividades formativas, culturais e de educação ambiental, é proposto aos participantes que contribuam com a elaboração de uma cartilha de práticas que visem relação mais harmoniosa e de cuidado com o rio e sua vegetação, além da divulgação dessas práticas por meio de campanhas de sensibilização nas redes sociais.
O projeto integra a literatura infantil, a cultura popular, a tradição oral, recursos tecnológicos e a arte educação para promover as obras literárias que contribuam com a formação de leitores, educadores e contadores de histórias, reforçando o sentimento de pertencimento e provocando o reavivamento da memória e da cultura local.
Por meio desse projeto, são publicadas obras literárias para crianças que trazem a representatividade dos personagens barranqueiros, as paisagens naturais e culturais da cidade ribeirinha do Velho Chico, além da história local, lendas e outros elementos da identidade do povo e do território piraporense.
Além de se valer da produção literária para promover o resgate da cultura popular e da memória do povo ribeirinho, o projeto “Pirapora, meu lugar, minha história” contempla outros objetivos institucionais do Clube Literário Tamboril, como a democratização do acesso ao livro (distribuição gratuita dos exemplares para alunos de escolas públicas de Pirapora), o incentivo à leitura (realização de eventos de contação de histórias e ações de mediação de leitura) e a formação de agentes de leitura (realização de oficinas de contação de histórias e mediação de leitura), além da produção de material apoio para pais e educadores, para possibilitar que estes atuem como mediadores de leitura.
Certificação como Ponto de Cultura - Lei Cultura Viva - 2017
Prêmio Acolher Natura 2018 (Projeto Pontos de Leitura)
Reconhecimento da Utilidade Pública Estadual (Lei 24.211 - Assembleia Legislativa de Minas Gerais) - 2018
Prêmio Funarte Descentrarte 2019
Instituição Selecionada no Edital Educação com Cidadania do Instituto Chamex - 2022
É possível colaborar com os projetos e atividades da Associação por meio do trabalho voluntário, da doação de acervo para os projetos de incentivo à leitura e, também, por meio de doações financeiras via pix, utilizando a chave pix (38) 99922-1222.
Para empresas e pessoas físicas interessadas em fazer doações financeiras com abatimento no imposto de renda, é possível investir nos projetos socioculturais da instituição por meio da Lei Rouanet.
Nossa missão é garantir o acesso ao livro e à literatura, o direito à memória, à cultura e à informação como meios de se atingir o desenvolvimento sociocultural da comunidade de Pirapora e microrregião.
As Organizações apresentadas neste portal passam por uma auditoria documental realizada pelo IDIS a cada 4 meses.
OK
2º Edital Educação com Cidadania