A Elas no Poder tem a missão de promover a participação ativa de mulheres e jovens na política brasileira, fortalecendo a democracia e a equidade de gênero.
Regiões
Estados
A Im.pulsa é uma comunidade de aprendizagem política, plural, aberta e gratuita dedicada a que mulheres diversas entrem e permaneçam na política institucional latino-americana. Com conteúdos e ferramentas feitos por e para mulheres, foi desenvolvida em parceria com o Instituto Update e tem o apoio de diversas outras organizações.
O objetivo do projeto é contribuir para a representatividade política e a democratização da aprendizagem política e eleitoral de mulheres diversas, especialmente de grupos historicamente sub representados e minorizados. Já está presente em 05 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México.
Em 2023, os esforços da plataforma estiveram voltados para as eleições locais na Colômbia (2023) e para as eleições presidenciais no México (2024).
Acesse a Im.pulsa clicando aqui.
De 2020 a 2023, a Im.pulsa foi longe!
Plataforma online:
🡪 +365 mil usuárias em mais de 40 países
🡪 +175 mil usuárias nas 27 unidades federativas do Brasil
🡪 +49 mil usuárias no Chile
🡪 +38 mil usuárias na Colômbia
🡪 +35 mil usuárias no México
🡪 +19 mil usuárias na Argentina
🡪 +770 conteúdos publicados
🡪 + 20 mil downloads de materiais
Formações presenciais:
🡪 37 candidaturas de mulheres negras e indígenas impactadas no Brasil
🡪 94 candidaturas de mulheres negras, indígenas e populares na Colômbia
🡪 41 candidaturas de mulheres impactadas no México
O projeto Elas na Escola é desenvolvido pela ONG Elas no Poder com o objetivo de oportunizar às meninas negras, estudantes de escolas públicas, o acesso à formação política em temáticas que abranjam o fortalecimento de suas identidades de raça, gênero e território.
Também pretende fazer com que as participantes se reconheçam como agentes de mudança e se sintam confiantes em suas capacidades de transformação social.
Além de estimular a participação social e cidadã, desenvolver senso crítico, habilidades de trabalho em equipe e ampliar as referências de mulheres em posições de liderança para as participantes.
Em 2023, realizamos os 2º e 3º ciclos do Elas na Escola. O projeto possui 5 eixos formativos. Ao chegar no 4° eixo, as estudantes que estão conosco desde o 1° ciclo podem se tornar monitoras, caso queiram continuar no projeto por outras vias.
Neste ano, com essa atuação, nós conseguimos abarcar o plano de formação para entrada no 4° eixo das temáticas destinadas às imersões com as estudantes. Isso significa que, no próximo ciclo, será possível iniciar treinamentos que formem as estudantes para se tornarem monitoras e futuras multiplicadoras do projeto.
O modelo organizacional da equipe e as mulheres negras homenageadas/convidadas, juntamente com as intervenções das psicólogas e a participação familiar, foram primordiais para englobarmos a teoria de forma afetiva e viável, na prática.
Resultados:
93 meninas participantes
Contratação de 10 pessoas, negras e/ou de periferias para o projeto
Média de 15 familiares presentes por encontro, sendo 6 participando do encontro com a psicóloga
Elas No Poder é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que tem como objetivo ampliar a participação de jovens e mulheres na política e fortalecer sua permanência nestes espaços. Desde 2018, operamos principalmente por meio de: educação política e treinamento eleitoral para mulheres; empoderamento de meninas e mulheres; pesquisas sobre gênero e política e campanhas de advocacy.
Um dos nossos principais programas é a Im.pulsa, uma plataforma online criada em parceria com o Instituto Update para apoiar candidatas mulheres e suas equipes de campanha. Foi projetada para inspirar, treinar e conectar a próxima geração de líderes femininas na América Latina, ajudando-as a entrar e permanecer na política. A plataforma oferece treinamento político para mulheres por meio de produtos práticos - guias, ferramentas, aulas em vídeo e estudos de caso - com linguagem acessível e efetiva. Foi lançada no Brasil em 2020 e, devido ao seu sucesso, agora está presente na Argentina, Chile, Colômbia e México, com impacto em mais de 275 mil candidatas e suas equipes.
Realizamos também o “Programa de Formação Política para Mulheres”, que, ao longo do ano de 2019, visitou diversas cidades do país e formou mais de 500 mulheres. Nas aulas, conversamos sobre o sistema político brasileiro, cotas de gênero na política, como funcionam as eleições no Brasil, entre outros assuntos. Como resultado, algumas delas decidiram se candidatar a cargos e hoje estão eleitas e outras organizaram movimentos para acompanhar e debater a política local.
Além dos cursos de formação política e treinamento eleitoral, nossa ONG produz diversas pesquisas sobre gênero e política que nos ajudam a entender melhor o contexto brasileiro e os problemas enfrentados por mulheres que desejam ingressar na política. Entre 2019 e 2020, realizamos a "Pesquisa Nacional do Perfil da Mulher na Política", que contou com a participação de 4.111 mulheres de todos os estados do Brasil. Foi um estudo inédito, realizado em parceria com o projeto Me Farei Ouvir. A pesquisa buscou analisar a relação entre mulheres, o sistema político brasileiro e os partidos políticos. Foi amplamente divulgada pela mídia e serviu de base para o desenvolvimento de vários projetos dentro e fora da ONG.
Também acreditamos na necessidade de educar e informar a sociedade sobre a importância de ter mais mulheres na política brasileira. Durante as eleições de 2020, nossa campanha “Vem! Vote em Mulheres” recebeu adesão de mais de 40 organizações da sociedade civil e atingiu mais de 1 milhão de pessoas pelo país. Dentre as linhas da campanha, a principal era dialogar com jovens mulheres sobre seu primeiro voto e incentivá-las a buscarem conhecer candidatas mulheres.
Para além do trabalho já mencionado, entendemos que o empoderamento de meninas é fundamental para que possamos alcançar a igualdade de gênero na política e em todos os outros âmbitos da vida social. Por isso, desenvolvemos o projeto Elas na Escola, com o objetivo de fazer com que meninas negras e de baixa renda se reconheçam como agentes de mudança e fortaleçam valores democráticos em suas comunidades. Também desejamos fortalecer a autoconfiança das meninas no ambiente escolar. Até dezembro de 2023 tivemos mais de 90 participantes no programa e suas famílias.
Nossas atividades têm sido bem-sucedidas devido a uma grande e comprometida comunidade de voluntárias, com mais de 60 jovens mulheres ativas, e um grupo dedicado de diretoras executivas. Além disso, contamos com parcerias estratégicas com doadores internacionais e nacionais. Nossos programas foram entregues com sucesso com a colaboração da Fundação Avina, Galo da Manhã, British Council, Embaixada dos Estados Unidos, Instituto Update, entre outros. Além disso, somos membros de redes nacionais como o Pacto pela Democracia e a Frente pelo Avanço dos Direitos Políticos das Mulheres.
Contamos com o apoio de várias pessoas e organizações para viabilizar nosso trabalho. Contribua para que possamos continuar na luta por uma representatividade mais ampla e diversa na política brasileira!
Doe para a Elas você também! Acesse o link: https://elasnopoder.org/doe-para-elas/
Para parcerias envie e-mail para: parcerias@elasnopoder.org
Meninas negras fortalecendo suas identidades de raça, gênero e território. As meninas negras de hoje são as mulheres negras do futuro.
As Organizações apresentadas neste portal passam por uma auditoria documental realizada pelo IDIS a cada 4 meses.
OK