O ISAVIÇOSA foi criado em 2007 com a finalidade de apoiar e desenvolver ações voltadas à melhoria da qualidade de vida das populações em geral, alinhadas com a conservação e regeneração do meio ambiente. Tem como missão a promoção de uma relação harmoniosa entre o ser humano e seu meio, contribuindo para a transformação social, através do respeito e interação entre os diversos saberes e culturas, da educação integral e da cidadania. Agroecologia, restauração ecológica, reflorestamento, plantio de água, fortalecimento comunitário, educação ambiental, práticas do lixo zero, desenho de ecovilas são alguns dos caminhos que o ISAVIÇOSA tem procurado trilhar, desencadeando processos regenerativos e relações de ganha-ganha-ganha, beneficiando as pessoas envolvidas, comunidades e ecossistemas locais e o Planeta. Ver mais: https://isavicosa.org/
Regiões
Estados
Cidades
Este projeto teve início com a aprovação no Edital Educação com Cidadania 2022 do Instituto Chamex e, atualmente, está em fase de captação de novos apoiadores para sua continuidade.
O objetivo principal da primeira fase foi mobilizar e capacitar agentes de transformação social cidadã, para poderem multiplicar, na comunidade do Palmital, – bairro rural onde está localizada a sede do ISAVIÇOSA, – os aprendizados e as práticas para a produção do Lixo Zero.
As práticas de Lixo Zero buscam fazer o máximo aproveitamento e o correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos, para reduzir a quantidade de lixo produzido a zero.
Tanto a equipe do ISAVIÇOSA quanto muitos moradores do Palmital vêm, há tempos, se sentindo incomodados com a gestão dos resíduos sólidos na comunidade. Através do projeto, estão tendo a oportunidade de juntos construírem alternativas para melhorar a situação local.
E para isso, o ISAVIÇOSA, com o apoio do Instituto Chamex, convidou a comunidade para dialogar, refletir e trocar saberes; aprender a praticar a compostagem; construir novas lixeiras comunitárias e um ecoponto para os resíduos recicláveis; apoiar a coleta seletiva e encaminhar os resíduos corretamente; e participar ativamente de mutirões, feiras de trocas e eventos comunitários. Essas foram as principais conquistas até agora.
Para manter a mobilização da comunidade e para a manutenção e uso correto das estruturas de encaminhamento dos resíduos, o projeto precisa de recursos para produção de materiais educativos e também para promoção de eventos de fortalecimento comunitário e sensibilização cidadã.
Saiba mais: https://isavicosa.org/?s=lixo+zero
https://isavicosa.org/isavicosa-celebra-encerramento-de-projeto/
Se sentir que pode apoiar de alguma forma essa iniciativa e para mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail: isavicosa@isavicosa.org
O Programa Microbacia Escola engloba atividades de educação para regeneração e sustentabilidade, realizadas, em sua maior parte, no sítio Palmital, sede do ISAVIÇOSA. O sítio abriga as nascentes mais altas do ribeirão São Bartolomeu, um dos principais cursos d’água que abastece a cidade de Viçosa.
Desde 2004, têm-se implementado no local práticas sustentáveis de uso e ocupação da terra, que visam, sobretudo, melhorar e assegurar a qualidade da água e o aumento da biodiversidade.
Entre estas práticas estão os sistemas agroflorestais (SAFs), recuperação de matas ciliares, construção de banheiros secos e fossas de evapotranspiração, implantação de unidade participativa de experimentação em Plantio de Água, bioconstruções, jardim sensorial, compostagem, agricultura agroecológica e reflorestamento com mudas de árvores nativas e frutíferas, associado ao favorecimento da regeneração natural em áreas sensíveis das zonas de captação e transmissão da microbacia.
Este conjunto de técnicas aplicadas configuram uma verdadeira sala de aula a céu aberto. Neste espaço são realizadas visitas guiadas, cursos, vivências de educação e sensibilização socioambiental e aulas de campo. Periodicamente, visitam o sítio grupos de escolas do ensino básico do município de Viçosa e entorno, professores e estudantes universitários, gestores de bacias hidrográficas, produtores rurais, entre outros.
Sendo o ISAVIÇOSA uma instituição sem fins lucrativos, a manutenção das estruturas e continuidade das atividades dependem de recursos externos. Se tiver interesse em apoiar esse projeto, entre em contato conosco através do e-mail: isavicosa@isavicosa.org
Saiba mais: https://isavicosa.org/?s=microbacia+escola
O propósito desse projeto é desenvolver ações de conservação e restauração de ecossistemas, na região da bacia hidrográfica do rio Turvo Sujo, na Zona da Mata Mineira.
A meta inicial do projeto “Semeando Diversidade Plantando Água” é implementar e monitorar a restauração florestal de 26 hectares de área em propriedades rurais na microbacia do córrego Palmital, na região da APA São Bartolomeu, e no Parque Natural Municipal do Cristo Redentor, em Viçosa, Minas Gerais. Para os anos seguintes, pretende-se ampliar a área de atuação para outras bacias hidrográficas do rio Turvo Sujo.
O projeto iniciou em cooperação com a ONG The Nature Conservancy (TNC), atualmente possui um banco de áreas que apresentam necessidade de ações de manutenção e recuperação, e vem buscando novas parcerias para seguimento das ações. O trabalho continua e todo apoio e parceria são bem-vindos!
Saiba mais: https://isavicosa.org/?s=Semeando+Diversidade
O Jardim de Belas Flores é o primeiro centro educacional comunitário no povoado Bom Jardim, localizado no município de São Vicente Férrer, na zona rural da baixada maranhense. Funciona em contraturno escolar, atendendo em média 30 crianças com idades entre 2 e 14 anos.
É um espaço de desenvolvimento humano, que agrega muitas famílias de baixa-renda, em geral, com muitas dificuldades no acesso à educação de qualidade e na garantia de seus direitos básicos.
A linha metodológica desenvolvida neste espaço educacional é a Pedagogia Waldorf. Compreendendo a criança como um ser integral (corpo, alma e espírito), o Jardim de Belas Flores está comprometido em conhecer e pôr em prática os direitos das crianças e adolescentes e a ensiná-los também os seus deveres enquanto cidadãos brasileiros.
O Jardim tornou-se um espaço de empoderamento das mulheres e mães da região e de vivências comunitárias, trocas de saberes e resgate e valorização dos conhecimentos ancestrais, considerando as diversas manifestações culturais do Maranhão.
O Jardim de Belas Flores precisa de apoio para sua manutenção e continuidade. Se tem interesse em saber mais sobre esse projeto, entre em contato conosco.
Desde setembro de 2018, o ISAVIÇOSA apoia a gestão do projeto Oficina Escola Linha do Tucum, localizada na Vila Ecológica Céu do Estorrões, Ipixuna-AM, que mantém viva a tradição milenar indígena da fiação da linha do Tucum, fibra retirada da palmeira Tucum. Conhecida por sua alta resistência, é chamada pelos povos da floresta como a “linha da lealdade, pois nunca se rompe”. A oficina também trabalha com diversas sementes e aproveitamento de produtos florestais madeireiros, além de desenvolver tingimentos naturais e possuir uma técnica exclusiva de pigmentação natural em caroços de açaí, em degradê, denominado pignol.
Desde 2019, o ISAVIÇOSA e outras instituições parceiras vêm construído e implementado o Programa de Agroecologia e Soberania Alimentar, de forma participativa, junto às famílias agricultoras da Floresta Nacional do Purus, na Amazônia.
O programa tem como objetivo geral promover a agricultura familiar de base agroecológica e a soberania alimentar na região, contribuindo para a sustentabilidade comunitária e o Bem Viver das comunidades da Floresta Nacional do Purus.
Algumas ações do programa: fortalecimento da rede de agricultores locais; promoção de boas práticas em agroecologia; apoio técnico para a produção e beneficiamento dos alimentos; ampliação da comercialização e do consumo de produtos locais; mutirão nos roçados e quintais.
Desde a sua criação, o ISAVIÇOSA vem colaborando com a comunidade Vila Céu do Mapiá (AM) na implementação do Manejo Florestal Comunitário. Esta atividade visa suprir a demanda por madeira na vila e contribuir para a geração de trabalho e renda, favorecendo a sustentabilidade comunitária.
Dando seguimento à estruturação da cadeia produtiva do Manejo Florestal Comunitário está sendo desenvolvido o projeto de uma Oficina Escola de Manejo Florestal voltada à profissionalização de jovens e adultos com foco na agregação de valor aos produtos e serviços florestais, sejam eles madeireiros ou não.
A iniciativa pretende contribuir para o máximo aproveitamento da Unidade de Manejo Florestal de cada árvore, do tronco à copa, utilizando a madeira manejada e certificada nas ações produtivas e de capacitação, associada a formação técnica florestal profissionalizante.
Para o seu funcionamento inicial, a Oficina Escola prevê investimentos em formação e capacitação dos trabalhadores, desenvolvimento de produtos, pesquisa de mercado, elaboração do plano de negócios e gestão da cadeia produtiva em seus primeiros ciclos.
Através da Rede de Cooperação Amig@s do Chico Corrente, o ISAVIÇOSA apoia a Fazenda São Sebastião, comunidade ribeirinha localizada às margens do Igarapé Mapiá, município de Pauini-AM, por meio de projetos de educação e inclusão socioprodutiva.
O ISAVIÇOSA é a entidade responsável pela administração de um Fundo de Assistência Social à comunidade e pela manutenção do Memorial Chico Corrente, onde são mantidos os objetos de uso pessoal, fotos e documentos de Francisco Corrente e sua esposa Iolanda, importantes lideranças comunitárias já falecidas.
Desde 2021, a partir da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o ISAVIÇOSA e a Prefeitura Municipal de Viçosa, vem sendo desenvolvidos os trabalhos de implementação do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Cristo Redentor - PNMCR.
As atividades foram iniciadas com recursos financeiros destinados pelo Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Viçosa.
O Parque Natural Municipal do Cristo Redentor, mais conhecido como Parque do Cristo, vem recebendo uma série de ações para que cumpra seus objetivos como unidade de conservação de proteção integral e se torne um espaço adequado para receber os moradores de Viçosa, bem como turistas e visitantes, para atividades de lazer, educação e contato com a natureza.
Saiba mais: https://parquedocristovicosa.com.br/
Desde 2023, o ISAVIÇOSA vem utilizando a técnica de semeadura direta de Muvuca de sementes nos projetos de restauração florestal.
As sementes usadas nestes projetos vem do Redário, uma iniciativa que conecta a demanda por projetos de restauração com a oferta das redes de coleta de sementes nativas, principalmente de base comunitária.
Percebemos que as sementes que chegam pelo Redário vêm de longe, até de outros biomas, como Amazônia e Cerrado, e não existem ou não estão articuladas às redes de coletas de sementes na região da Zona da Mata mineira. Desse modo, a sociobiodiversidade local estava ficando fora do circuito de restauração.
Em março de 2023, reunimos, na sede do ISAVIÇOSA, entidades parceiras interessadas em impulsionar a criação de redes de coleta de sementes de base comunitária na Zona da Mata mineira. Além do ISAVIÇOSA, participaram a TNC Brasil, Instituto Socioambiental (ISA), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Instituto SuperAção e agricultores familiares.
Desde então, estamos firmando parceria com as instituições e pessoas interessadas, envolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, de modo a impulsionar redes de coleta de sementes de base comunitária na Zona da Mata mineira. Com isso, pretendemos valorizar as florestas em pé, trazer renda para comunidades rurais e periurbanas e impulsionar a restauração de paisagens em nossos territórios.
- Reflorestamento de 26 hectares em Área de Proteção Ambiental, através do projeto Semeando Diversidade Plantando Água.
- Coordenação técnica em implementação do Plano de Manejo de Unidade de Conservação (Parque Natural Municipal do Cristo Redentor).
- Coordenação técnica em elaboração de Planos de Manejo de 10 Unidades de Conservação.
- Estabelecimento de programa de educação socioambiental para regeneração e sustentabilidade e de visitação ecotécnica na sede do instituto, na APA São Bartolomeu, zona rural de Viçosa.
- Construção de 3 lixeiras comunitárias, um ecoponto e uma composteira na comunidade do Palmital, em Viçosa-MG, e capacitação de agentes comunitários para fomentar as práticas do Lixo Zero.
- Campanhas de arrecadações de doações para comunidades da Amazônia durante a pandemia da Covid-2019.
- Assessoria e apoio a comunidades da Amazônia Legal em ações que visam manter a floresta em pé e preservar os conhecimentos tradicionais.
- Realização do Programa AmaGaia - Apoio à Sustentabilidade Comunitária na Vila Céu do Mapiá (Amazônia - dezembro/2017 a março/2020).
- Realização dos cursos AmaGaia (2013) e Gaia Viçosa (2015/2016) certificados pela GAIA Education International.
- Estabelecimento de uma sede que conta com casa de apoio, escritório, cozinha, banheiros com acessibilidade, salão para atividades com capacidade para 200 pessoas e um sistema de trilhas para visitação e educação ambiental.
- Aquisição através de doações de uma lona de circo (200m2) viabilizando a implementação do projeto Lona Cutural (2008 a 2012).
- Fundação e gestão da Casa das Crianças Menino Jesus durante cinco anos (2007 a 2011).
O ISAVIÇOSA é uma instituição sem fins lucrativos e busca captação de recursos para financiamento e continuidade dos projetos.
Fazendo uma doação ao Instituto você apoia projetos de grande relevância e contribui para a implementação de ações que visam a melhoria da qualidade de vida das comunidades em harmonia com a conservação e regeneração do meio ambiente.
Empresas ou pessoas físicas podem fazer doações diretas, por meio de:
PIX
CNPJ: 09.242.409/0001-99
Associação Instituto Socioambiental de Viçosa
Depósito bancário direto
Associação Instituto Socioambiental de Viçosa
CNPJ: 09.242.409/0001-99
Banco: Caixa Econômica Federal
Agencia: 0164 – Conta Corrente: 207-8 – Operação: 003
Paypal ou cartão
https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=RQTXDT59UPY4L
Ao realizar uma contribuição financeira (via PayPal, depósito ou Pix) ou caso queira participar de algum projeto ou contribuir de outra forma (voluntariado, doação de bens, serviços, mão-de-obra etc.) entre em contato pelo e-mail: isavicosa@isavicosa.org
Técnica de restauração florestal
Crianças da rede pública de Viçosa em atividade de educação ambiental na Microbacia Escola do ISAVIÇOSA
Estruturas construídas para fomentar as práticas do Lixo Zero em comunidade rural do município de Viçosa, MG
Preparo de área para plantio de muvuca de sementes e mudas nativas em Área de Preservação Ambiental (APA) da Mata Atlântica
Jovens em mutirão comunitário do Programa de Agroecologia e Soberania Alimentar, em comunidade ribeirinha da Floresta Nacional do Purus, Amazônia
Vivência em comunidade amazônica nas quatro dimensões da sustentabilidade: social, econômica, ecológica, e cultural. Troca de saberes e experiências para o bem viver na floresta, através de uma gincana colaborativa do Programa AmaGaia.
As Organizações apresentadas neste portal passam por uma auditoria documental realizada pelo IDIS a cada 4 meses.
OK
Educação com Cidadania 2022