A Associação Sarambuí é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) com sede em Bragança-Pará, constituída em 2015. Nossas ações são direcionadas ao ecossistema manguezal incluindo as comunidades estuarino-costeiras, ao longo da costa amazônica brasileira, em particular no litoral do Estado do Pará. Missão: Promover a geração de conhecimento de maneira participativa, em prol da conservação e sustentabilidade dos serviços ecossistêmicos e bens de uso comum na costa amazônica. Visão: Promover o bem-estar e bem viver das comunidades tradicionais como uma organização consolidada e de referência regional, nacional e internacional, para a conservação da biodiversidade e sustentabilidade ambiental na costa amazônica.
Regiões
Estados
Cidades
Participação do Laboratório de Governança da Silo Arte e Latitude Rural com a proposta “Conectando a governança para promover justiça climática”
O projeto é um desdobramento das pesquisas realizadas pela Associação Sarambuí e pelo projeto “Ciência Cidadã” que vislumbraram grandes desafios para a adaptação e resiliência
climática dos “povos do mangue”, como a falta de pesquisas robustas sobre justiça climática e a elaboração de políticas públicas de forma colaborativa com inserção do conhecimento tradicional.
Assim, a ideia surge para propor soluções que facilitem a atuação cidadã das comunidades estuarino-costeiras, que têm uma governança definida pelas regras de uso dos recursos comuns
do sistema socioecológico de manguezal, através da unificação do conhecimento tradicionalcientífico, do protagonismo e do intercâmbio. O Lab. de Governança permitiu a colaboração de profissionais que renovaram a proposta com suas ideias, personalidades, histórias, trajetórias, experiências e metodologias para que pudéssemos descobrir juntos caminhos que facilitem a participação das comunidades na promoção de justiça climática.
Ver mais: https://labdegovernanca.silo.org.br/justica-climatica/
“Socio-Ecological Knowledge Network of Mangrove Forests to Access Conservation Opportunities for the Strengthening of Communities in Marine Protected Areas” que foi realizado em comunidades tradicionais de áreas protegidas no Brasil e no Peru.
Público-alvo: 8 Comunidades tradicionais no Peru e Brasil
Período: 2019 - 2021
Financiador: Rufford Foundation
Ver mais em: https://www.rufford.org/projects/indira-angela-luza-eyzaguirre/socio-ecological-knowledge-network-of-mangrove-forests-to-access-conservation-opportunities-for-the-strengthening-of-communities-in-marine-protected-areas/
Esta proposta visa compreender o papel das correntes oceânicas no fluxo genético e barreiras físicas de populações de seis espécies de manguezais, que formam a maioria dos manguezais
Neotropicais, usando uma abordagem biogeográfica e ecológica. Os resultados poderão identificar e prever mudanças futuras de acordo com o grau de conectividade entre populações/espécies de manguezais na costa amazônica brasileira, onde se encontra a maior faixa contínua desse ecossistema no planeta.
Período: 2021 - 2022
Financiador: Rufford Foundation
Link: https://www.rufford.org/projects/paulo-c%C3%A9sar-costa-virgulino-j%C3%BAnior/patterns-genetic-structuring-and-connectivity-tree-species-typical-mangroves-brazilian-amazon-coast/
Esse projeto tem como principais objetivos quantificar e identificar os poluentes microplásticos presentes nos manguezais por meio da análise de água, sedimentos e do caranguejo-uçá desse ecossistema, além de promover a difusão entre o conhecimento científico e da população tradicional, de forma a motivar a mentalidade conservacionista de um dos ecossistemas mais produtivos e adaptados aos efeitos das alterações ambientais.
Período: 2020 - 2021
Financiador: Rufford Foundation
Link: https://www.rufford.org/projects/dayene-santiago-mendes/main-sources-and-impacts-of-microplastic-pollution-on-mangroves-on-the-brazilian-amazon-coast/
O projeto está baseado em três eixos fundamentais: monitoramento participativo do ODS 13 em comunidades praianas, jornalismo ambiental com a criação dos “Repórteres Climáticos” para coletar histórias climáticas e com campanhas virtuais de Alfabetização climática (#climateliteracy) Esta proposta é apoiada pelo Fundo Casa Socioambiental (@fundocasasocioambiental) e a Embaixada da França como parte da Aliança GAGGA
Público-alvo: comunidades tradicionais na RESEX Mar de Caeté-Taperaçu
Período: 2022
Financiador: Fundo Casa Socioambiental
O “Observatório de Manguezais” é um desafio para a democratização da informação por meio do Mangrove Data Science, cuja principal função é sistematizar e gerar informações para subsidiar
as mais diversas ações/intervenções para a conservação dos manguezais amazônicos. Assim, foram formulados três objetivos específicos, a partir da tríade: i) ciência colaborativa “Mangrove
Observers” - diagnosticar as realidades da comunidade para planejar a contextualização dos ODS, ii) jornalismo ambiental com “Mangrove Reporters” - conectar experiências por meio da educação,
e iii) popularização "Mangrove Nuances" - popularização da informação científica para promover a Alfabetização do Mangue e a Alfabetização para a Sustentabilidade. Os produtos desta proposta servirão de base para a criação de um “Laboratório Cidadão do Mangue”, metodologia replicável para outros países que possuem manguezais, principalmente na América do Sul.
Público-alvo: Comunidade Araí, RESEX Mar de Araí-Peroba
Período: 2022 - 2023
Financiador: Rufford Foundation
Link: https://www.rufford.org/projects/indira-angela-luza-eyzaguirre/mangrove-observatorybuilding-knowledge-mangroves-we-want/
Promover o acceso à uma educação pelo desenvolvimento sustentável através de práticas da cidadania ativa através da formação de professores(as), co- criação de recursos pedagógicos relacionados ao manguezal para o ambiente escolar e multiplicação das oficinas no espaço escolar a alunos.
Link: https://www.instagram.com/letrandomangues/
Resumo do nosso portfólio
Parcerias:
Atualmente contamos com parceria com atores-chave essenciais para o desenvolvimento de projetos em comunidades tradicionais em tres municípios, de Bragança, de Augusto Corrêa e de Tracuateua no estado de Pará. As parcerias são com as três prefeituras e as associações comunitárias desses municípios, assim como as associações de usuários das MPAs. Contamos com parcerias com o ICMBio Bragança que administra o Núcleo de Gestão Integrado (4 Marine Protected Areas).
Campanhas humanitárias:
Nos anos de 2020 e 2021 iniciamos com campanhas humanitárias através da doação de mais de 500 cestas básicas e brinquedos nas comunidades tradicionais e vulneráveis em Bragança, Pará. Além disso brindamos suporte logístico e administrativos as campanhas humanitárias “UFPA contra a fome” e “Brasil Fraterno do ICMBio”. Em 2021 viabilizamos a chegada da “Caravana do Bem: Ação Saúde”, projeto social criado pelo governo estadual, oferece gratuitamente serviços de saúde, educação, bem-estar e cidadania. A Associação Sarambuí possibilitou a chegada desta ação nas comunidades: Araí e Nanã nos municípios de Augusto Corrêa e de Tracuateua, respectivamente. Além do mais, viabilizamos a visita técnica para avaliar o projeto comunitário Olho d’água na comunidade Araí no município de Augusto Corrêa.
Políticas Públicas:
Em 2021 apresentamos 23 propostas ao Plano Plurianual - PPA (2022-2025) da Prefeitura Municipal de Bragança, para ajudar no planejamento de Políticas Públicas. Entre as propostas foram também incluídas as demandas da comunidade de Tamatateua.
Ativismo ambiental:
Assinamos a carta de alerta sobre irregularidade em pedido da Petrobras para explorar petróleo na foz do Amazonas. O documento elenca riscos relacionados ao bloco FZA-M-59 e questiona o pedido de licença ambiental para obtenção de Licença Prévia (LP).
Eventos:
Em 2021 participamos da ONU Habitar através do convite realizado pela RIPO Brasil. No mesmo ano realizamos o evento “Vozes do Mangue” onde produzimos uma carta aberta na terceira edição desse evento no intuito de visibilizar a atuação da cogestão das Marine Protected Areas (MPA). Nesse mesmo ano apoiamos a realização do Evento da CONFREM (COMISSÃO NACIONAL DE FORTALECIMENTO DAS RESERVAS EXTRATIVISTAS COSTEIRAS E MARINHAS) através de doações e acompanhamento da primeira Roda de Conversa das Mulheres das Marés.
Consultorias:
Em 2019 realizamos a pesquisa de diagnóstico socioeconômica solicitado pela ONG Rare. Esta pesquisa foi realizada em 6 MERs.
Premiações:
Fomos classificados para participar do programa Amazônia Up com a proposta “EcoAzul” de ecoturismo nas comunidades tradicionais de Bragança em 2019 realizado pelo Centro de Emprendedorismo Amazônia Up, Belém, Pará. Fazemos parte da Rede de Impacto já que participamos do Programa PAIS da Phomenta no intuito de capacitação do seu quadro afim de melhorar sua gestão organizacional.
Projetos de extensão:
Projetos de conservação:
Ver mais em: https://campsite.bio/sarambui
Ajude a organização! Faça sua contribuição doando via Pix.
Pix CNPJ: 26662369000153
Projeto Letrando Mangues insere o conhecimento tradicional do manguezal
Projeto Letrando Mangues oferecendo oficina de co criação sobre mudanças climáticas a professores do ensino básico de comunidades tradicionais.
Projeto Letrando Mangues oferecendo oficina de co criação sobre os peixes e manguezal a professores do ensino básico de comunidades tradicionais.
Projeto Observatório do Mangue endossado na Década do Oceano
As Organizações apresentadas neste portal passam por uma auditoria documental realizada pelo IDIS a cada 4 meses.
OK
3º Edital Educação com Cidadania