O Centro de Direitos Humanos Dom Oscar Romero (CEDHOR) é uma entidade social sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal e estadual, legalmente constituída e devidamente registrada nos Conselhos Municipais de Assistência Social e dos Direitos das Crianças e Adolescentes, que tem como missão a promoção e a defesa dos direitos fundamentais das pessoas e grupos mais vulneráveis do município de Santa Rita/PB, além de atuar em conjunto no fortalecimento de políticas públicas municipal e estadual, o CEDHOR foi criado para atender de forma prioritária à população vulnerável dos bairros de Tibiri II, Marcos Moura e Heitel Santiago no município da cidade de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa/PB. Em sua gênese defende os direitos básicos e inerentes de pessoas vulneráveis da cidade, através de atendimentos jurídico e sociais gratuitos. No âmbito de sua atuação e preocupado com a violação de direitos contra a população infanto-juvenil, em 2014, o CEDHOR inaugurou no bairro de Marcos Moura o Projeto legal e no ano de 2022 no bairro de Várzea Nova o Projeto Aquarela, ambos atuam no desenvolvimento integral complementar de 240 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no contra turno escolar, ofertando acompanhamento pedagógico, cultural, oficinas de trabalhos manuais, atendimento psicossocial aos beneficiários e núcleos familiares. Atua também com 100 adolescentes, jovens e adultos por meio da qualificação e aprendizagem profissional, desenvolvendo o Projeto Me Leva, ofertando cursos profissionalizantes e oficinas de empreendedorismo nas escolas. Atualmente o CEDHOR se divide em três grandes eixos: I – Atendimento a comunidade e forte atuação de advocacy através do setor sócio jurídico; II - Via Projeto Legal e Projeto Aquarela atua junto com a comunidade, escolas, rede de atendimento e as famílias atendidas através da terapia comunitária, mediação familiar e atendimento psicológico permanente, apoio pedagógico, oficinas lúdicas e artísticas, formação de adolescentes protagonistas via Conselho de Crianças e Adolescentes Institucional; III – Qualificação e aprendizagem de adolescentes, jovens e adultos através do Projeto Me Leva.
Regiões
Estados
Cidades
Acolher e Orientar as pessoas que têm seus direitos violados e denunciar toda e qualquer forma de violação de direitos. Promover atividades formativas e ações/projetos de mobilização social, articulação de grupos e movimentos sociais. Garantir a participação do CEDHOR nos espaços políticos (Redes, Fóruns, Conselhos, etc.) na busca do trabalho em conjunto somando forças com outras entidades e movimentos.
Acompanhamento semanal das Unidades Socioeducativas de Internação e Semi Liberdade de João Pessoa e Campina Grande – Paraíba, com foco, sobretudo nos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas dos municípios da Região Metropolitana de João Pessoa, oficinas de formação humana, mediações de conflito e articulação para cumprimento correto das medidas, intervenção junto a conselhos e fóruns sobre negligência de direitos fundamentais, parceria com as Varas de Execução das Medidas Socioeducativas e o Ministério Público de João Pessoa e Campina Grande, o Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba, Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Paraíba, Comissão Estadual de Monitoramento do Sinase e da Pastoral do Menor da Arquidiocese da Paraíba.
Projetos apoiados pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Secretária de Desenvolvimento Humano 2012 - 2024;
Projetos Apoiados pela Loteria do Estado da Paraíba - LOTEP 2021 - 2024;
Instituição Premiada pela Fundação Abrina, através do Programa Nossas Crianças 2019-2021;
Instituição Premiada pelo Programa Itaú Social UNICEF 2020 - 2021;
Instituição Premiada pelo Instituto Localiza 2022-2024;
Instituição Premiada pelo Criança Esperança UNESCO 2022 e 2024;
Instituição Premiada pelo Itaú Unibanco e Instituto Mais Diversidade 2023-2024;
Instituição apoiada pelo Fundo da Infância e Adolescência Estadual 2022-2023;
Instituição apoiada pelo Fundo da Infância e Adolescência Municipal 2021-2024.
Você também pode fazer parte da grande transformação social promovido pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Oscar Romero - Cedhor através da sua doação e parceria.
É possível realizar doações únicas ou doações mensais de pessoas físicas.
Para pessoas jurídicas, é possível fazer doações mensais e tornar-se parceiro mantenedor do nosso projeto, tendo a imagem da empresa divulgada em nosso site e redes sociais.
Além disso, a instituição tem projetos apoiados em leis de incentivo via FIA. Dessa forma, a doação realizada pela empresa pode ser abatida no imposto de renda.
Doação Direta via PIX:
Cedhordoacao@gmail.com
Banco do Brasil, Agência: 1268-8 ; Conta Corrente: 55.692-0
Agende uma visita através do e-mail: Cedhor@hotmail.com
Mais informações em: https://cedhor.org.br/
Formatura das turmas de Logística, Gestão Financeira, Informática Básica e Corte e Costura.
Sempre ao final de cada ano os projetos infanto-juvenis preparação uma celebração do verdadeiro significado do natal para os núcleos familiares dos beneficiários atendidos.
Ao iniciar as atividades anualmente realizamos uma semana de integração entre os atendidos veteranos e os novatos.
Ao iniciar as atividades anualmente realizamos uma semana de integração entre os atendidos veteranos e os novatos.
Gincana de Retomada das atividades.
Em Setembro/2023 nossa conquista foi encaminhar para a primeira vaga de emprego 17 jovens aprendizes, firmamos parceria para acompanhar estes jovens como entidade formadora entre a empresa contratante e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Paraíba.
As Organizações apresentadas neste portal passam por uma auditoria documental realizada pelo IDIS a cada 4 meses.
OK