Fundada e liderada por mulheres, o CoCriança é uma organização da sociedade civil que une arquitetura e educação por meio de processos participativos para construir cidades que, melhores para as crianças, são melhores para todas e todos. Com uma metodologia própria de projeto participativo - o Percurso CoCriança -, fortalecemos o vínculo das crianças com os espaços comuns, valorizando suas vozes e seus desejos e empoderando-as para exercerem seus direitos: à cidade, ao brincar, à natureza e ao presente.
Regiões
Estados
Cidades
O Verdejando Escolas é um projeto concebido pelo CoCriança e dedicado à cocriação de espaços naturalizados em escolas, feitos junto e a partir dos desejos e necessidades das crianças e comunidade escolar. Atentando sempre para as relações entre crianças, espaços e comunidades, a metodologia utilizada no projeto é o Percurso CoCriança, que utiliza linguagens lúdicas variadas para promover experiências concretas de cidadania que culminam na materialização efetiva de um projeto coletivo no espaço. Em sua primeira edição (2023-2024) foram verdejadas 3 escolas do município de Campinas. Na segunda, que está em curso, serão naturalizadas mais 6 escolas.
Junto às crianças do CCA Sal da Terra e a partir da metodologia Percurso CoCriança, o projeto qualificou a Praça Vicente Tramonte Garcia, mais conhecida como Praça do Samba, fortalecendo o uso e a ocupação do espaço pela comunidade local. As crianças protagonizaram o processo, cocriando o projeto, engajando a comunidade e colocando a mão na massa na materialização do novo espaço.
Fruto do desejo de qualificar um espaço público para o uso e ocupação das crianças do Jardim Elisa Maria, Brasilândia, nosso primeiro projeto contou com oficinas lúdicas de codesign com crianças, onde cocriamos uma reforma e colocamos a mão na massa para a materializar aquele sonho. Transformada, a praça foi nomeada pelas crianças como Praça Livre para as Crianças.
O Prototype City é um programa de colaboração internacional em arquitetura e urbanismo centrado em testar novas iniciativas em cidades ao redor do mundo. Sua edição no Brasil destacou a importância de projetar a partir da escuta das crianças e adolescentes. Com a metodologia Percurso CoCriança, cocriamos e construimos com os estudantes da EMEF Virgílio de Mello Franco, no Jardim Pantanal, a Rua das Crianças, uma intervenção na rua em frente a 4 escolas.
Buscando fortalecer o vínculo e a apropriação das crianças e da comunidade com o lugar onde vivem, o projeto ocorreu no primeiro edifício de locação social destinado exclusivamente à população que esteve em situação de rua. Partindo da metodologia Percurso CoCriança, cocriamos e construímos um espaço de brincar no edifício promovendo transformações físicas e simbólicas dos espaços, sempre a partir da escuta das crianças.
Projeto de intervenção replicável e integrado ao poder público que partiu da escuta e dos desejos da primeira infância. O processo resultou na qualificação urbana de um quarteirão que abarca 4 escolas, feita a partir da participação das crianças e da comunidade, com base na metodologia Percurso CoCriança.
Cocriação de projeto arquitetônico junto à comunidade escolar da EMEF Tarsila do Amaral. Partindo do Percurso CoCriança, foram realizadas oficinas com os representantes de sala de 1º a 6º anos, que repassavam as atividades para suas respectivas salas, de modo a envolver todas as crianças na cocriação.
Já fomos contempladas com 4 emendas parlamentares, sendo 3 delas municipais e 1 estadual.
Mantemos um vínculo institucional com a Universidade de São Paulo (USP), onde, ao longo de nossa trajetória, já fomos contempladas com 28 bolsas para estudantes da graduação.
Em 2023, tivemos o projeto da Praça do Samba exposto na Conferência Internacional de Espaços Naturalizados para as Infâncias, organizada pelo Instituto Alana, com realização do International School Grounds Alliance, Criança e Natureza e Sesc.
Ganhamos o 9º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos de São Paulo (2022) com o projeto Prototype City São Paulo. O prêmio é promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SME).
Ficamos entre os 10 finalistas do Real Play City Challenge (2022), uma competição internacional que, organizada por um grupo que engloba UNICEF, Lego Foundation, National Geographic, Ikea e ARUP, premia cidades e práticas urbanas inspiradoras que partem do brincar.
Tivemos o projeto Prototype City São Paulo exposto na 13a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (2022).
Fomos selecionadas para integrar o Locus Fest, um festival internacional dedicado à inclusão das ideias e participação das crianças e adolescentes na criação de sua cidade. O festival aconteceu em outubro de 2022, na cidade de Viña del Mar, no Chile.
Em 2021, fomos selecionadas pelo IAB-SP para representar o Brasil em concorrência internacional que ganhamos, participando assim do projeto Prototype City Coventry, onde cocriamos, junto a 6 grupos de arquitetos de 5 países - Brasil, Senegal, Egito, Reino Unido e Dinamarca -, uma intervenção temporária para a cidade de Coventry, no Reino Unido.
Em 2020, ganhamos uma menção honrosa na modalidade "Projeto de Extensão" do Prêmio ANPARQ (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Fomos selecionadas para integrar o Guia IAB Agenda 2030, representando a ODS5 – Igualdade de Gênero, ao trabalhar para “garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública”.
Ainda em 2020, ganhamos um edital da USP de Fomento às iniciativas de Cultura e Extensão ligadas aos ODS da ONU.
Em 2019, ganhamos o concurso CAU EDUCA, na categoria “Ações de arquiteto e urbanista na escola”. O concurso foi voltado para educação urbanística e ambiental no ensino fundamental, e os projetos selecionados estão disponíveis no site do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) enquanto referência em educação de arquitetura e urbanismo para escolas de todo o país.
Em 2018, ficamos em 2º lugar no Desafio de Design, Empreendedorismo e Sustentabilidade, lançado pela rede de móveis Breton, em busca de ideias de negócio que dessem um novo destino às matérias-primas que sobram da produção de móveis e embalagens.
Para construir com a gente estas transformações e cocriar novas possibilidades de mundo que valorizem as infâncias:
1) Doe para o CoCriança: Toda contribuição faz a diferença! Suas doações podem ser feitas diretamente pelo nosso site, e cada valor nos ajuda a cocriar novos espaços para as infâncias.
2) Contrate nossos serviços: Apoie nosso trabalho contratando nossos serviços de oficinas, palestras, pesquisas e consultorias.
3) Divulgue nosso trabalho: Compartilhar nosso projeto (@cocrianca) nas suas redes é uma forma poderosa de fortalecer nossa missão e alcançar mais pessoas comprometidas com a construção de um mundo melhor para e com as crianças.
4) Seja voluntária(o): Participe ativamente das nossas ações, contribuindo com seu tempo e habilidades para fazer a diferença nas comunidades em que atuamos. Mande um e-mail falando sobre o seu interesse para colabora@cocrianca.com.br
Cada gesto de apoio, seja ele grande ou pequeno, nos ajuda a continuar promovendo cidades melhores para todos!
Oficina de construção em uma das escolas transformadas no projeto Verdejando Escolas
Oficina de cocriação do projeto da Praça Livre com as Crianças
Maquete feita pelas crianças durante a cocriação do projeto da Praça Livre Para as Crianças
Mapeamento feito pelas crianças do Jardim Elisa Maria durante o diagnóstico para o projeto Praça Livre para as Crianças
Mutirão de construção da Praça do Samba!
Por novas possibilidades de mundo que valorizem as infâncias!
Atividade de desenho coletivo da cidade ideal
Atividades de experimentação e exploração dos sentidos
As Organizações apresentadas neste portal passam por uma auditoria documental realizada pelo IDIS a cada 4 meses.
OK