O Pequeno Cotolengo do Paraná desenvolve seu trabalho de atendimento especializado, há 59 anos em Curitiba, para pessoas com deficiências múltiplas que foram abandonadas e/ou estavam em situação de risco e vulnerabilidade social, além dos asilados hospitalares nas duas Unidades Hospitalares. Oferece acolhimento institucional, bem como serviços de saúde e educação, resultando num atendimento humanizado e completo, beneficiando o pleno desenvolvimento e bem estar dos beneficiários. Atualmente, são acolhidas mais de 200 pessoas, além de 58 leitos transitórios para reabilitação em duas unidades hospitalares, que também oferecem atendimentos ambulatoriais na mesma modalidade, em parceria com o poder público, visando desafogar os leitos do SUS, que precisam de cuidados prolongados, mas já receberam alta médica e que necessitam de reabilitação, contemplando pessoas da capital, região metropolitana e interior do Paraná. A estrutura da Instituição é construída através de um ambiente acolhedor, de qualidade e adaptado. No que diz respeito ao acolhimento, através da área social, possui 4 grandes Casas Lares e 8 Casas Lares, todas equipadas de acordo com o grau de dependência dos assistidos, sexo e idade, garantindo moradia, alimentação e demais necessidades. O cuidado ocorre 24 horas por dia, durante sete dias por semana, sendo realizado por equipe qualificada em cada etapa do atendimento. No âmbito da educação, existe a ‘’Escola Especial Pequeno Cotolengo’’, onde são desenvolvidas atividades pedagógicas, de acordo com o currículo formal, culturais, de estímulos sensoriais e socialização, voltadas para o desenvolvimento de cada um dos estudantes matriculados, que moram no Complexo. Em consonância com o trabalho realizado, o Coro Cênico, companhia de teatro do Pequeno Cotolengo, estimula o senso cultural e o desenvolvimento dos potenciais dos assistidos, tendo 40 integrantes. Fortalecendo a missão do cuidado e da ótica minuciosa da garantia de atendimento integral e de qualidade, na frente de Saúde, o Complexo conta com 26 especialidades médicas, multidisciplinares e de assistência, que são realizadas com os acolhidos e pacientes, em 2023 a Instituição realizou mais de 300.00 mil atendimentos. Para além disso, no Centro de Reabilitação Padre Pedro Bortolini, passou a se ofertar o Atendimento Ambulatorial para o tratamento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Regiões
Estados
Cidades
O projeto “Coro Cênico Pequeno Cotolengo do Paraná – é desenvolvido pela Escola Pequeno Cotolengo desde 2009 e recebe apoio via incentivo fiscal através do Ministério da Cultura – Lei Rouanet. Para realizar o projeto são envolvidos profissionais das áreas de teatro, música, artes plásticas e pedagogia.
O Coro Cênico, grupo de teatro e música é estrelado pelos Assistidos do Pequeno Cotolengo, pessoas com deficiências, são os astros e estrelas principais, interpretando diferentes papeis e participando do coral. O Coro Cênico tem como principal objetivo a inclusão através da arte.
Espetáculos realizados:
O Laboratório de Inclusão Digital tem como objetivo conectar as pessoas com deficiência ao mundo digital, proporcionando o desenvolvimento intelectual, motor, ampliar mobilidades e a inclusão social e como o próprio nome do projeto já diz, a inclusão digital, proporcionar o acesso de pessoas com múltiplas deficiências, físicas e mentais, através da tecnologia assistiva, com teclados e mouses adaptados às necessidades , proporcionando o acesso igualitário e a democratização das tecnologias.
Sendo assim, o projeto beneficia a vida dos assistidos que frequentam a escola, possibilitando o acesso à tecnologia e inovação. Ajudando a garantir que todos os alunos, tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem tecnológica. A tecnologia pode ser uma ferramenta que transforma vidas, já que este acesso ajuda as pessoas com múltiplas deficiências em sua comunicação e compreensão do mundo atual.
Ao final de 2023, O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo abriu suas portas para a comunidade de Curitiba, inaugurando a Unidade Hospitalar São Luis Orione, onde é ofertado o atendimento de equipes multidisciplinares, incluindo especialidades como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. O maior diferencial da Unidade é o atendimento pós-alta, realizado pelos profissionais que preparam a família para receber o paciente e mostram como realizar os cuidados domiciliares da melhor forma.
O atendimento é voltado para usuários do SUS em quadro clínico estável, mas que precisam de reabilitação ou adaptação a sequelas decorrentes de processos clínicos, cirúrgicos ou traumatológicos. São encaminhados pacientes com quadros de politraumatismo, histórico de AVC, em fase de tratamento e em fase pós-aguda.
Para além disso, no Centro de Reabilitação Padre Pedro Bortolini, que fica na Unidade Hospitalar São Luís Orione, passou a se ofertar o Atendimento Ambulatorial para o tratamento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O local dispõe de consultórios com equipe especializada, sala multissensorial e oferta 5 (cinco) especialidades: fisioterapia, equoterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.
Doe através da chave pix: 76.610.690/0001-62
Por meio do Link: https://doar.pequenocotolengo.org.br/
Doação PF ou PJ via imposto de renda
Mais informações: https://www.pequenocotolengo.org.br/
Exposição de arte realizada pelos assistidos, com apoio da Escola Pequeno Cotolengo, por meio da Lei Rouanet.
Bem-vindos ao Podcast do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, onde histórias inspiradoras, informações valiosas e debates sobre saúde, acolhimento e inclusão ganham vida!
Em cada episódio mensal, mergulhamos profundamente nas experiências de nossos Assistidos, Pacientes, familiares, voluntários e profissionais de saúde. Nosso objetivo é mostrar o impacto transformador do nosso trabalho, compartilhar conhecimento e inspirar solidariedade e empatia.
Junte-se a nós nesta jornada! Assine o Podcast do Pequeno Cotolengo e faça parte de uma comunidade dedicada a cuidar, acolher e transformar vidas.
Disponível do Deezer, Spotify e Youtube.
As Organizações apresentadas neste portal passam por uma auditoria documental realizada pelo IDIS a cada 4 meses.
OK