A FACC – Frente de Assistência à Criança Carente é organização não governamental de direito privado sem fins lucrativos, atua na cidade de Fortaleza e alguns municípios do estado do Ceará. Foi fundada em 1986, a partir da necessidade na comunidade, da existência de programas que promovessem a inclusão e cidadania de crianças, adolescentes e jovens e suas famílias, contribuindo no fomento para a construção de estratégias para enfrentamento das adversidades a que são expostos diuturnamente. Suas atividades tem foco no atendimento social e garantia de direitos de populações de comunidades em vulnerabilidades social e de direitos, através de Programas/ projetos sociopolíticos com atividades culturais, Advocacy e promoção e Controle Social. Tem por objetivos estatutários, promover a garantia dos direitos sociais contribuir para programas e políticas intersetoriais voltadas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente, promover e apoiar estudos, pesquisa, produção e disseminação de boas práticas na área da garantia dos direitos humanos e socais.
Regiões
Estados
Cidades
Busca contribuir para a realização de atividades socioeducativas de artes plásticas, dança, percussão canto coral, artes dramáticas e de formação humana para 150 (Cento e cinquenta) Crianças e Adolescentes da comunidade do grande lagamar, (PioXII, São João do Tauape, Cidade de Deus e Aerolândia), ainda envolvendo seus familiares nas atividades propostas, na busca de diminuir o distanciamento das gerações.
Objetiva o fortalecimento de ações programáticas de incentivo à leitura e ao estudo a serem desenvolvidas de forma direta com crianças, adolescentes e jovens com 80 (oitenta) indivíduos e de forma indireta seus familiares, oriundos do Bairro Pio XII e adjacências. É fomentado no público atendido, o pertencimento da leitura enquanto um direito seu e um valor agregado à vida, como um recurso a possibilitar a todos, a entrada no mundo dos sonhos e fantasias, construção de resiliência e enfrentamento as adversidades presentes em seu cotidiano. As ações do projeto contribuem no desenvolvimento uma cultura de paz dentro da família e comunidade, estimulando também a imaginação, aguçando a curiosidade, enriquecendo a leitura como estratégia para o enfrentamento das dificuldades de aprendizagens presentes no cotidiano escolar das crianças, adolescentes e jovens.
Objetiva empoderar social, econômica e politicamente, adolescentes e jovens, buscando a criação de estratégias para dialogar com a juventude da comunidade. Nos encontros são trabalhadas temáticas sociais e políticas, associando múltiplas linguagens lúdicas, culturais e artísticas, (performance, teatro, música, canto, percussão e literatura, etc.), através da aplicação da metodologia de roda de conversa e formação humana, buscando a formação de replicadores pela defesa de direitos humanos, diminuindo a aparente apatia social dos mesmos acerca da situação de violação de direitos humanos, vivenciando princípios para o desenvolvimento da capacidade de viver, aprender e ensinar coletivamente, fomentando a formação de grupos de liderança juvenis e de preparação para o mundo do trabalho.
objetiva contribuir para a realização de atividades socioeducativas na área do esporte nas modalidades de judô, Muay thay e de formação humana para 100 (cem) crianças e adolescentes da comunidade do grande lagamar, contribuindo para que a pratica esportiva seja instrumento educacional, do desenvolvimento integral, promovendo uma cultura de paz em suas relações e ainda envolvendo seus familiares nas atividades propostas, na busca de diminuir o distanciamento das gerações, dentre outros problemas agravados pela pandemia do COVID19.
Objetiva contribuir para a sustentabilidade da organização no desenvolvimento de suas ações, através do recebimento de doações para o comercio de vestuário, dentre outras utensílios no espaço separado para o brechó_facc. Diariamente a organização realiza movimentos para angariar doações para este fim, em magazines, lojas e pessoas físicas.
A organização ao longo de sua existência sempre intensifica a captação de recursos para financiamento de suas ações. Com o envio e aprovação dos projetos para financiadores, possibilita o atendimento de crianças, adolescentes e jovens da comunidade. As propostas quando financiadas favorecem o atendimento de crianças, adolescentes e jovens que vivenciam situações de vulnerabilidades, oportunizando a construção de projetos assertivos de vida e seu desenvolvimento integral. Para sustentabilidade de suas ações a organização está aberta para recebimento de ajuda de pessoas jurídicas e pessoas físicas no financiamento de projetos, recebimento de doações para atividades pontuais nos referidos projetos e ainda doações de pessoas físicas, tanto financeiras, como produtos, que podem ser comercializados em seu Brechó. As redes sociais, são constantemente atualizadas para fortalecer a transparência das ações realizadas e ainda para socialização das atividades desenvolvidas com o público alvo .Acessando as referidas redes se poderá ter acesso as mesmas e como e onde ajudar.
Momento que acontece diariamente antes de cada atividade específica .Sempre é realizada uma dinâmica de integração e momento de escuta qualitativa.
Atividade realizada com educandos envolvidos nos projetos desenvolvidos, para enfrentamento às dificuldades de aprendizagens e estudo coletivo.
SOLIDART- Palavra que indica Solidariedade com Arte. Evento realizado anualmente onde se mostra à comunidade tudo o que foi dialogado através dos projetos desenvolvidos pela FACC.
Atividade realizada no espaço da biblioteca,com incentivo a leitura .
Encontros com pais responsáveis para fortalecimento de vinculos familiares e comunitários .
Oficina de formação humana para diálogos dentro das temáticas para construção de projetos assertivos de vida e desenvolvimento integral.
Diagnóstico realizado com público alvo que norteia as temáticas que farão parte dos encontros de formação humana a longo do ano.
Grupo de juventude em uma das performances para diálogo com publico da comunidade em evento cultural.
Atividade desenvolvida com crianças público alvo dos projetos para fomento da paz na comunidade.
As Organizações apresentadas neste portal passam por uma auditoria documental realizada pelo IDIS a cada 4 meses.
OK
3º Edital Educação com Cidadania