O Instituto EcomAmor é uma organização da sociedade civil (OSC) goiana fundada e liderada por mulheres criada em 2016. A organização surgiu como um coletivo de pessoas interessadas na criação de hortas comunitárias em Goiânia e região metropolitana com o objetivo de transformar espaços ociosos em produtivos e transformar a relação das pessoas com a cidade. A partir de 2019, nos aproximamos das escolas públicas e dos movimentos sociais, realizando projetos e ações com pessoas educadoras, merendeiras, famílias, estudantes e comunidades e reconhecemos que a nossa causa é a educação. MISSÃO Promover uma educação transformadora comprometida com o impacto socioambiental positivo e o fortalecimento de comunidades e territórios em Goiás. VISÃO Ser referência nas iniciativas de educação socioambiental no Brasil. VALORES Coragem para transformar a educação Sensibilidade para inspirar pessoas para a ação Visão sistêmica para promover um mundo diverso e sustentável Colaboração para fortalecer comunidades Protagonismo feminino para uma educação inclusiva.
Regiões
Estados
Cidades
O projeto Semeando futuros consiste na realização de uma formação pedagógica em educação socioambiental para escolas da rede pública do estado de Goiás, com foco na educação infantil e ensino fundamental. O projeto a é baseado na metodologia da EcomAmor, envolvendo uma formação que promove o reconhecimento e o fortalecimento dos territórios em que as comunidades escolares estão inseridas, contribuindo para a construção de cidades e escolas sustentáveis. As ações do projeto consistem em palestras nas escolas, encontros de formação com pessoas educadoras e oficinas com estudantes.
O Projeto Semeando Futuros é uma iniciativa realizada desde 2021 . Desde então, 37 escolas públicas do estado de Goiás, compreendendo os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Jandaia, Hidrolândia e Cromínia, já participaram do projeto. Estima-se que 594 pessoas educadoras e 1.023 crianças e adolescentes foram formados para a educação socioambiental e para a construção de escolas sustentáveis por meio da metodologia dos ninhos de aprendizagem da EcomAmor.
O projeto já impactou, aproximadamente, 21.080 pessoas das comunidades escolares. Atualmente, 6 escolas públicas dos municípios de Mambaí, Buritinópolis e Posse estão participando da edição de 2023. Ele está formando 60 pessoas educadoras e 180 estudantes e, acrescentado a isso, estimamos que 600 pessoas das comunidades escolares dos municípios estão sendo impactadas indiretamente.
6 - Impacto
66 escolas públicas atendidas |
89 oficinas de educação socioambiental realizadas |
9 municípios goianos contemplatos |
5.400 pessoas diretamente impactadas |
183 voluntários mobilizados |
As Organizações apresentadas neste portal passam por uma auditoria documental realizada pelo IDIS a cada 4 meses.
OK