No Campo com EVA é uma tecnologia social em desenvolvimento, através de um programa de Educação especializada Socioambiental e Climática (Greening Education), implementado pelo Instituto E.V.A. em escolas públicas e rurais da Educação Básica brasileira. O programa busca instrumentalizar escolas públicas localizadas em áreas de vulnerabilidade com uma metodologia de Educação formal que promova resiliência comunitária e justiça socioambiental no território, impulsionando a autonomização da escola para a certificação Escola Responsável (ERES). Saiba mais: www.eva-edu.org
Regiões
Estados
Cidades
Como a participação política na escola pode promover adaptação na comunidade?
08-12/2024 – Araras - Petrópolis, RJ
Estudantes e professores de Ensino Médio do Colégio Estadual de Araras, escola rural de Petrópolis, RJ, colaboraram em uma pesquisa-ação para conhecer, refletir e propor diversos tipos de políticas públicas de promoção da adaptação climática na esfera municipal. O formato das atividades foi o de comitês de campanhas eleitorais, trabalhando para construir narrativas de promessas de campanhas, através de discursos, programas de rádio, jingles, posts em redes sociais e panfletos, para eleger candidatos a Prefeito e Vereador da escola, no contexto das eleições municipais de 2024.
Os estudantes se organizaram em SEIS COMITÊS temáticos:
(1) Biodiversidade;
(2) Segurança hídrica;
(3) Segurança alimentar e nutricional;
(4) Saúde coletiva;
(5) Justiça climática, e
(6) Defesa Civil.
Cuidado e natureza em uma comunidade escolar de quilombo
02-12/2025 – Quilombo Bongaba – Magé, RJ
Programa de Educação Socioambiental e Climática articulado com cuidado comunitário no Quilombo Bongaba, atuando na Escola Municipal Domingos Bellizzi, Magé, RJ. O projeto impactará 250 estudantes e a comunidade, mobilizando os núcleos: de Ação Ecológica (NAECO); de Atendimento Salutar (NAS) e de Apoio à Mulher (NAM), e o pré- vestibular do quilombo. O objetivo é fortalecer práticas de cuidado lideradas por mulheres integrando-as ao currículo, através da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). A integração entre Educação Ambiental, práticas culturais e ancestralidade visa empoderar os jovens, criando impacto no território. As ações incluem conteúdos especializados e atividades extramuros organizadas em três eixos: Segurança Alimentar e Nutricional, Segurança Hídrica e Saúde Coletiva. Aborda questões interseccionais de gênero, clima e direitos humanos, destacando o papel central destas mulheres em práticas de cuidado que fortalecem a comunidade.
Letramento SocioAmbiental – Revista interdisciplinar das áreas de Educação, Ambiente, Ciências Humanas e Sociais (ISSN: 2965-5005), criada e editada pelo Instituto E.V.A. desde agosto de 2023 e dirigida principalmente para a comunidade lusofônica do Sul Global. Indexada na base de ciência aberta OpenAIRE, mantida pela Comunidade Européia.
Greening Education Partnership (UNESCO) – Membro da rede GEP desde agosto de 2024, uma iniciativa global que adota uma abordagem sistêmica para apoiar os países no combate à crise climática, com foco no papel crítico da Educação. Esta rede inclui organizações intergovernamentais, a sociedade civil, a juventude, o meio acadêmico e o sector privado. Busca preparar os estudantes para adquirirem conhecimentos, competências, valores e atitudes para enfrentar as alterações climáticas e promover o desenvolvimento sustentável.
Cemaden Educação (MCTI – Brasil) – Membro da rede Cemaden Educação desde fevereiro de 2025, um Programa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Busca colaborar com a construção de sociedades sustentáveis e resilientes, por meio da promoção e difusão científica, e no desenvolvimento de estratégias educacionais de pesquisa-ação, comunicação e mobilização para a gestão de risco e redução de vulnerabilidades a desastres.
CBEC (The Climate Reality Project Brasil) – Membro da Coalizão Brasileira para a Educação Climática, em organização pelo The Climate Reality Project Brasil), formada por organizações, coletivos e indivíduos que estão comprometidos em promover a Educação sobre mudanças climáticas no Brasil. Busca sensibilizar sobre a importância da Educação Climática junto à luta por justiça climática, para que a população brasileira atue de forma consciente sobre as causas, efeitos e soluções das mudanças climáticas.
DNA USP – Em novembro de 2020 recebeu o selo da Agência USP de Inovação, que foi criado para identificar empresas constituídas por pesquisadores que passaram pela Universidade de São Paulo, bem como empresas resultantes de processos de incubação ou aceleração nas incubadoras associadas à USP.
Banco Itaú
Agência: 415-4
Conta corrente: 60221-3
Chave PIX: contato@eva-edu.org
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Publicado em: 07/01/2025 | Edição: 4 | Seção: 1 | Página: 11
Órgão: Ministério da Cultura/Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural
PORTARIA SEFIC/MINC Nº 9, DE 6 DE JANEIRO DE 2025
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL EDUCADORES VALORES APRENDIZADOS
CNPJ/CPF: 50.178.416/0001-72
Cidade: Atibaia - SP
Prazo de Captação: 01/01/2025 à 30/11/2025 (Página 144).
Promovemos a Olimpíada de Educação Socioambiental e Climática que contou com a participação de 300 estudantes e da comunidade local.
Muito além da sala de aula: uma educação interdisciplinar que gera transformação no local.
Fortalecemos laços entre escola e comunidade na construção de soluções socioambientais e climáticas.
As Organizações apresentadas neste portal passam por uma auditoria documental realizada pelo IDIS a cada 4 meses.
OK
n/a