O Instituto nasceu da tentativa de doação de órgãos de Gabrielle, que nasceu acometida de um quadro de anencefalia, em 1998. Apesar da doação ter sido rejeitada pela Central de Transplantes, o Instituto GABRIEL se engajou na causa da doação de órgãos, atuando em todo o país. Com isso já impactamos mais de 2 milhões de pessoas pelo Brasil e hoje estamos presentes em 22 estados + DF
Regiões
Estados
Cidades
O programa Embaixador da Chama pretende preparar cidadãos comuns interessados a compreenderem e atuarem pela causa da doação de órgãos no país, levando a chama da conscientização na sua comunidade e além. Trata-se de uma tecnologia social cujo intuito é sensibilizar e conscientizar o maior número possível de pessoas para a causa da doação, pensando globalmente e agindo localmente.
Saiba mais sobre o programa Embaixador da Chama clicando aqui.
A exposição das obras é realizada desde 2008 com a finalidade de transmitir, por meio do humor, mensagens positivas sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. São centenas de obras distribuídas em 4 categorias: cartuns, charges, HQ e caricatura. O programa prevê que sejam realizadas três mostras anuais e é certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.
Mais informações em: https://www.gabriel.org.br/salao-de-humor/
O Instituto GABRIEL é o principal responsável pelo movimento Setembro Verde na cidade de Indaiatuba-SP. Partindo da máxima do “pensar global, agir local” é nossa contrapartida com a nossa cidade sede. Por meio deste programa interagimos, testamos e criamos anualmente ações que levam a doação de órgãos e tecidos para nosso entorno. A partir do Setembro Verde, desenvolvemos também o ativismo, o voluntariado, cultura de doação e a cidadania local.
Todas as ações realizadas neste Movimento visam transformar Indaiatuba na Capital da Doação de Órgãos.
Conheça todas as forma de ajudar o Instituto GABRIEL acessando www.gabriel.org.br/como-apoiar.
Em 1998 Maria Inês e Valdir de Carvalho sentiram na pele a dificuldade de encontrar informações sobre doação de órgãos com a tentativa frustrada de doar os órgãos de sua filha Gabrielle, nascida com anencefalia (ausência de cérebro). Apesar de não terem conseguido doar os órgãos de Gabrielle, nascia ali o Instituto GABRIEL com propósito de “levar a chama da conscientização na busca de um mundo melhor”.
Hoje temos mais de 74.000 pessoas na lista de espera por um transplante. Isso é mais que o estádio do Morumbi lotado.
Isso acontece principalmente, pois 47% das famílias se recusam a doar os órgãos de seus familiares falecidos.
Precisar de um transplante é diferente de precisar de um remédio na farmácia. Você necessita esperar um ato de amor, e essa espera pode levar meses e até anos.
Pensando nisso, o Instituto GABRIEL desenvolveu 3 poderosos programas focados em diminuir a recusa da doação.
O Embaixador da Chama (plataforma ativa para capacitar pessoas para falar sobre doação de órgãos e tecidos), Salão de Humor sobre Doação de Órgãos (uma maneira lúdica de conscientizar as pessoas para a doação de órgãos) e Movimento Setembro Verde (nossa ação de voluntariado e ativismo local na cidade sede em Indaiatuba).
Por meio do Embaixador da Chama e do Salão de Humor, o Instituto GABRIEL atinge todo o país.
Nossos números impressionam: já informamos, sensibilizamos ou conscientizamos mais de 2 milhões de pessoas para causa; estamos presentes em mais de 20 estados e nosso portal gabriel.org.br recebe mais de 100 mil acessos únicos todos os anos. Além disso, temos diversas certificações e prêmios como Organização Parceira do Transplante do Ministério da Saúde, Tecnologia Social do Banco do Brasil e Prêmio Volkswagen na Comunidade.
Como a do Mauro Vitor Dias. Nós do Instituto realizamos em conjunto com a FATEC de Indaiatuba uma campanha recorde de arrecadação de bolsas de sangue para o Mauro. Grata foi nossa surpresa ao conhece-lo pessoalmente anos depois. Hoje voluntário do Instituto GABRIEL e Embaixador da Chama, o Mauro Vitor Dias trabalha pela Saúde do Município e é um dos nossos maiores orgulhos.
Para apoiar o Instituto GABRIEL é muito simples, e somente uma pessoa pode fazer a diferença. Saiba mais em www.gabriel.org.br/como-apoiar.
As Organizações apresentadas neste portal passam por uma auditoria documental realizada pelo IDIS a cada 4 meses.
OK