O Instituto Sabendo Mais é uma organização sem fins lucrativos que promove a inclusão social através do acesso à educação e cultura, potencializando um futuro digno, permitindo que crianças e jovens transformem a realidade em que vivem e se tornem agentes de mudança em suas comunidades. A equipe conta com mais de 20 anos de experiência com projetos educacionais e culturais no Complexo da Maré, um conjunto de comunidades no Rio de Janeiro, com mais de 140.000 habitantes. A iniciativa atende alunos de escolas públicas, na promoção de uma educação integral de qualidade, estimulando o interesse pela formação superior e combatendo a evasão escolar, por meio de diversos projetos. Com aval da Secretaria Municipal de Educação, o instituto promove a seleção e atendimento especializado diário, no contraturno escolar, a alunos com altas habilidades/superdotados, incluindo atendimentos em parceria inédita com a UFRJ, proporcionando uma vivência dentro da universidade. Para uma formação integral, investe em experiências de “enriquecimento cultural” para seus alunos, incluindo o estímulo à leitura, idas ao teatro e a outros espetáculos, visitas a centros culturais e locais históricos. Desenvolve o projeto Coral das Marés, um trabalho que abrange aulas semanais de musicalização e canto coral, com a formação de corais em escolas públicas da Maré. Realiza uma "Olimpíada de Raciocínio Lógico" anual, envolvendo mais de 1.000 alunos do terceiro ano do ensino fundamental de escolas públicas parceiras. Atua dentro de escolas municipais do Complexo da Maré, oferecendo uma metodologia transdisciplinar para alfabetização plena de crianças. A metodologia inclui oficinas de musicalização, corpo e movimento, artes plásticas, linguagens e raciocínio lógico.
Regiões
Estados
Cidades
O Projeto Athena é um programa de 24 meses de duração que atende alunos do 4° e 5° anos, com traços de altas habilidades/superdotação, estudantes de escolas públicas do Complexo da Maré e adjacências.
Os alunos participam de atividades diárias no contraturno escolar, com a finalidade de transformar suas vidas. Essas atividades possibilitam a exploração de talentos e o desenvolvimento de potencialidades, através de iniciativas acadêmicas e culturais, sempre com suporte e assistência social para os estudantes e suas famílias.
Durante o programa, os estudantes são incentivados a expandir seu repertório cultural e se preparar para conquistar uma vaga no 6° ano em escolas de excelência. Graças à parceria com a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, eles também têm acesso a bolsas de estudo para uma formação completa em inglês, adquirindo todas as bases necessárias para seu desenvolvimento pleno.
O Projeto Arquimedes é um programa de 24 meses, realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atende 50 alunos do 8° e 9° anos, com traços de altas habilidades/ superdotação, estudantes de escolas públicas do Complexo da Maré e adjacências, viabilizando o contato desses jovens com a universidade, combatendo a evasão escolar e despertando o desejo pelo ensino superior.
As turmas participam de um programa de imersão na UFRJ, com atividades conduzidas por professores e mestrandos dos Institutos de Matemática e Física. Os alunos também participam de atividades conduzidas pelo Instituto Sabendo Mais, como ensino de programação e passeios de enriquecimento cultural.
O Athena Bis funciona de forma similar ao projeto Athena, porém com foco em estudantes com traços de altas habilidades dos 8° e 9° anos, visando o ingresso no ensino médio em escolas de excelência.
As atividades são realizadas diariamente no contraturno escolar, com o propósito de transformar a vida dos estudantes, permite que descubram seus talentos e desenvolvam suas capacidades, por meio de ações acadêmicas e de enriquecimento cultural, sempre com apoio e assistência social aos alunos e suas famílias.
Ao longo do programa, os alunos são motivados ao aprendizado e à leitura, a expandirem seu conhecimento cultural e a se prepararem para obter uma vaga no ensino médio em instituições públicas de ensino técnico ou escolas públicas de excelência. Em parceria com a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, eles também têm acesso a bolsas de estudo para um curso completo de inglês, fornecendo todas as bases necessárias para seu desenvolvimento integral.
Aprender música favorece a memória, concentração e raciocínio, reforça as habilidades linguísticas e capacidade de leitura, além de facilitar a socialização e autoexpressão.
O trabalho de ensino musical do Instituto Sabendo Mais começa com aulas de musicalização de alunos de 1° ano do ensino fundamental, com atendimentos semanais nas escolas parceiras.
Alunos das demais séries são convidados a participarem de audições individuais de seleção de componentes para a formação do coral da escola, que ensaia uma vez por semana e se apresenta em eventos escolares. A participação no coral contribui para a melhora no desempenho escolar.
Mais tarde, ainda terão a oportunidade de fazer parte do grupo avançado do Projeto Coral das Marés, com alunos de diversas escolas da região.
Deste 2015 dentro de escolas municipais do Complexo da Maré, oferece uma metodologia transdisciplinar, resultado da colaboração, em sala de aula, entre professores da escola pública e do instituto, com impacto significativo na alfabetização plena das crianças atendidas.
Essa iniciativa fortalece e renova as práticas aplicadas no cotidiano da pré-escola e 1º ano do Ensino Fundamental e é fruto da longeva parceria entre o Instituto Sabendo Mais e a 4ª Coordenadoria Regional de Educação, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Além da alfabetização plena, o projeto visa à qualificação continuada da equipe pedagógica da escola pública, através da apropriação das práticas transdisciplinares propostas, ampliando os impactos de longo prazo do projeto.
O Alfabetizarte reflete a valorização da educação na primeira infância, onde são desenvolvidas habilidades como linguagem, raciocínio lógico, socialização e autonomia.
Exercitar o raciocínio lógico desenvolve habilidades de pensamento crítico e solução de problemas, além de estimular a memória e atenção.
A Olimpíada de Raciocínio Lógico é um evento anual, promovido pelo Instituto Sabendo Mais, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental de escolas parceiras do instituto.
Alunos do 3° ano do ensino fundamental de escolas públicas do Complexo da Maré e bairros vizinhos, participam de aulas de raciocínio lógico e realizam provas classificatórias. A seguir, uma gincana envolvendo alunos de todas as escolas definirá os campeões, que recebem medalhas e premiações.
O evento visa mostrar, de forma lúdica e prazerosa, que todas as disciplinas têm conteúdos de raciocínio lógico e estimula que os alunos façam relações entre os conhecimentos.
O projeto introduz temas práticos e úteis na vida escolar, como realização de pesquisas na internet, comunicação por e-mail, criação de apresentações e utilização do ambiente “Google Classroom”, entre outros; além de abordar o uso correto de redes sociais e aplicativos.
Os alunos também aprendem conceitos de programação, através da criação de jogos interativos, exercitando o raciocínio lógico.
Aos pais de alunos, oferece uma introdução ao uso da internet e aplicativos, incluindo uso de e-mail, comunicação digital, cadastro em sites para acesso a dados escolares dos filhos, discussões sobre facilidades e riscos no mundo digital e redes sociais.
O programa realiza oficinas de formação continuada, com foco em alfabetização, para professores da rede pública de escolas parceiras.
Os professores do Instituto Sabendo Mais também participam de sessões de formação continuada, com seminários, estudo de casos e treinamentos. São trabalhados temas como Moral e Ética, Raciocínio Lógico, Inteligências Múltiplas, Inteligência Emocional, Transdisciplinaridade e Disciplina Positiva. Com apoio de parceiros, a equipe é treinada no uso de ferramentas digitais no ensino.
Parceria inédita com a Universidade Federal do Rio de Janeiro para atendimento a alunos com altas habilidades/superdotados, na universidade.
Parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para seleção e atendimento especializado de alunos com altas habilidades/superdotados de escolas públicas.
Parceria com o Consulado dos Estados Unidos (Rio de Janeiro) para o ensino de programação para alunos com altas habilidades/superdotados.
Parceria com a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa para formação gratuita em inglês para alunos do instituto.
Mais de 17.000 alunos testados para altas habilidades.
Mais de 9.900 alunos competindo na Olimpíada de Raciocínio Lógico.
Mais de 7.500 alunos alfabetizados com metodologia transdisciplinar, incluindo oficinas de artes, corpo e movimento e raciocínio lógico.
mais de 800 alunos atendidos no projeto Coral das Marés, com aulas de musicalização e canto coral.
Alunos do Coral das Marés participaram de disco infantil do compositor Zé Renato, cantando com artistas como Geraldo Azevedo, Lenine e Pedro Luís.
Um aluno do Coral das Marés foi selecionado em teste para o papel principal do musical "O Pequeno Príncipe", que esteve em cartaz no Teatro das Artes, no Rio de Janeiro.
Nossos projetos possibilitam que crianças e jovens talentosos transformem suas vidas por meio da educação e cultura. Participe dessa mudança!
Chave Pix: 21426331000168 (nosso CNPJ)
Depósito Bancário: Instituto Sabendo Mais - CNPJ 21.426.331/0001-68
Banco Itaú - Agência 1595 - Conta 34190-8
Doe pela página: https://doar.institutosabendomais.com
Para informações e solicitar recibos de doações, entre em contato pelo e-mail contato@institutosabendomais.org
O projeto inclui aulas de raciocínio lógico para todos os alunos do 3o ano das escolas participantes. Mais de 9.900 alunos atendidos.
Ensino de programação de maneira divertida, com a criação de jogos.
A parceria entre o Instituto Sabendo Mais e a UFRJ combate a evasão escolar no ensino médio e estimula o interesse pela formação nas áreas de tecnologia e científicas.
Em parceria com o Instituo de Física da UFRJ, os alunos aprendem através da experimentação.
Teatros, cencertos, museus, exposições, visitas a sítios históricos. Todas as oportunidades de vivências culturais encantam os nossos alunos.
Alunos com altas habilidades/superdotados se preparam para concursos de ingresso no 6o ano de escolas de excelência, como o Colégio Pedro II e CAp-UERJ.
Oficinas de artes, corpo e movimento, linguagem e raciocínio lógico para atingir a alfabetização plena.
A pedagoga Sandra Garcia, presidente do Instituto Sabendo Mais, atua desde 2001 coordenando projetos educacionais e culturais no Complexo da Maré.
Crianças do Coral das Marés se apresentam na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro.
As Organizações apresentadas neste portal passam por uma auditoria documental realizada pelo IDIS a cada 4 meses.
OK